Com ciência popular na avenida, Mangueira fecha o primeiro dia na Sapucaí

Estação Primeira de Mangueira encerrou a primeira noite de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, com uma apresentação marcada pela ancestralidade, homenageando o centenário de Mestre Sacaca – que completaria 100 anos em 2026.  

Com o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, a verde e rosa uniu ciência popular e espiritualidade na avenida para contar a história do líder amapaense, referência nos saberes afro-indígenas e no domínio de ervas e raízes medicinais. 

Saudação à natureza

A apresentação teve um início impactante com a comissão de frente, que representou as forças ancestrais em um ritual de saudação à natureza. A escola utilizou fantasias de onças que brilhavam no escuro, criando um efeito marcante enquanto invocava o xamã Babalaô, manifestado na figura do próprio Mestre Sacaca, o “Doutor da Floresta”.

Ao longo da avenida, a escola manteve o vigor, sustentada por um samba-enredo que permitiu à bateria realizar diversas paradinhas, empolgando o público nas arquibancadas. 

Colisão durante desfile

No entanto, o encerramento do desfile foi marcado por um momento de tensão na Praça da Apoteose. O último carro alegórico da escola colidiu contra a base do monumento da dispersão, o que causou a sua imobilidade impedindo a passagem das outras composições. 

Para liberar o fluxo e evitar maiores prejuízos, os componentes da agremiação precisaram desmontar partes da estrutura da alegoria manualmente. Apesar do incidente, a  Mangueira conseguiu concluir sua passagem dentro do tempo regulamentar, fechando o primeiro dia de Carnaval. 

Carnaval 2025: veja o que pode e o que não pode levar na Sapucaí

Barrada no trio? Jojo Todynho reage após vídeo no Carnaval de Salvador. Veja o vídeo

Jojo Todynho foi alvo de especulações de que teria sido barrada do trio de Bell Marques no Carnaval de Salvador neste domingo (15/2) Fonte: Metrópoles...

Olimpíadas de Inverno: Ongaro faz melhor resultado do Brasil no slalom

Após queda de Lucas Pinheiro, Giovanni Ongaro foi único representante do Brasil na segunda bateria do slalom nos Jogos Olímpicos de Inverno Fonte: Metrópoles

Filha de Renato Gaúcho relembra foto icônica do pai no Carnaval; veja

Carolina Portaluppi é filha do campeão mundial de futebol e treinador Renato Gaúcho e publicou uma foto dele no Instagram Fonte: Metrópoles