Conceição Evaristo celebra “escrevivência” na avenida ao ser homenageada

Homenageada pelo Império Serrano, Conceição Evaristo refletiu sobre o significado de ver sua trajetória e sua obra transformadas em enredo na Marquês de Sapucaí, na segunda noite de desfiles da Série Ouro do Rio de Janeiro, neste sábado (14).

Para a escritora, o momento simboliza a força coletiva da literatura. “A escrevivência realmente captura as pessoas. Eu penso no texto que tenha tanto uma ressonância coletiva como o sujeito coletivo se apropriando desse texto”, afirmou.

A autora destacou que, quando a literatura deixa de ser individual e passa a ser apropriada coletivamente, ela cumpre seu papel social.

“Quando a apropriação é coletiva, estamos experimentando uma fala que eu tenho dito sempre: a literatura como direito das pessoas. Todas as classes populares têm o direito à literatura.”

Ao ver sua obra ecoando em forma de samba, Conceição ressaltou o caráter democrático do Carnaval: “Apropriando a minha literatura e levando essa literatura para o samba, para o Carnaval, é fazer com que essa literatura tenha o percurso mais democrático possível.”

SpaceX lança foguete com novo lote de satélites Starlink

A SpaceX de Elon Musk lançou com sucesso, no sábado (14), um novo lote de satélites Starlink ao espaço. O foguete Falcon 9 de dois...

Sabrina Sato revela truques para não mostrar demais na avenida

Sabrina Sato não passou despercebida ao chegar no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo na madrugada deste domingo (15), antes de desfilar pela Gaviões...

Nova Zelândia em alerta para mais inundações após estrada colapsar e morte

O serviço meteorológico da Nova Zelândia alertou neste domingo (15) que mais inundações podem atingir a Ilha Norte do país, um dia depois de...