Conceição Evaristo celebra “escrevivência” na avenida ao ser homenageada

Homenageada pelo Império Serrano, Conceição Evaristo refletiu sobre o significado de ver sua trajetória e sua obra transformadas em enredo na Marquês de Sapucaí, na segunda noite de desfiles da Série Ouro do Rio de Janeiro, neste sábado (14).

Para a escritora, o momento simboliza a força coletiva da literatura. “A escrevivência realmente captura as pessoas. Eu penso no texto que tenha tanto uma ressonância coletiva como o sujeito coletivo se apropriando desse texto”, afirmou.

A autora destacou que, quando a literatura deixa de ser individual e passa a ser apropriada coletivamente, ela cumpre seu papel social.

“Quando a apropriação é coletiva, estamos experimentando uma fala que eu tenho dito sempre: a literatura como direito das pessoas. Todas as classes populares têm o direito à literatura.”

Ao ver sua obra ecoando em forma de samba, Conceição ressaltou o caráter democrático do Carnaval: “Apropriando a minha literatura e levando essa literatura para o samba, para o Carnaval, é fazer com que essa literatura tenha o percurso mais democrático possível.”

EUA x Mundo ocorre neste domingo; veja programação do NBA All-star

Mudança no formato é inspirada no sucesso do 4 Nations Face-Off da NHL e no contexto dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 Fonte: Metrópoles...

Botafogo e Flamengo fazem clássico pelas quartas de final do Cariocão

Botafogo e Flamengo  se enfrentam pela 1ª vez na temporada neste domingo (15/2), no Estádio Nilton Santos, pelas quartas do Cariocão Fonte: Metrópoles

Grêmio e Internacional entram em campo pelas semis do Gauchão

Imortal terá clássico contra o Juventude pela frente, enquanto o Colorado duela com o Ypiranga de Erechim Fonte: Metrópoles
Sair da versão mobile