Congresso do Peru iniciará debate sobre impeachment do presidente José Jerí

O Congresso do Peru obteve, na quinta-feira (12), assinaturas suficientes para iniciar um debate sobre o impeachment e a censura do presidente José Jerí, segundo documentos do Congresso.

Este é o mais recente desdobramento de um escândalo envolvendo relatos de encontros não divulgados do presidente com um empresário chinês.

Assim que uma moção de impeachment for formalmente apresentada contra Jerí, o presidente do Congresso terá 15 dias para convocá-lo para uma sessão plenária.

O líder peruano teria então que abordar as preocupações dos congressistas antes que votassem sobre sua possível destituição. Uma censura também o destituiria de seu cargo anterior como presidente do Congresso, deixando-o apenas como membro do Congresso.

Jerí assumiu o cargo em outubro, após a destituição da então presidente Dina Boluarte.

Em janeiro, o presidente disse aos parlamentares que os pedidos de seu impeachment por conta dos encontros com o empresário chinês Zhihua Yang eram uma tentativa de desestabilizar seu governo e prejudicar as próximas eleições. Os peruanos irão às urnas para eleger um novo presidente em 12 de abril.

A nação andina tem enfrentado uma profunda instabilidade política, com sete presidentes, incluindo Jerí, assumindo o cargo desde 2016.

Ollanta Humala, que governou de 2011 a 2016, foi o último presidente a completar um mandato inteiro. Humala foi condenado a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro no início do ano passado.

Sobre Bocalom e Gherlen Diniz, do ostracismo ao trono, sua amnésia seletiva e a escada quebrada do poder

Na política acriana, a lealdade costuma durar apenas o tempo necessário para que o "aliado" alcance o próximo degrau. O que assistimos hoje, com...

Leila manda recado após vitória do Palmeiras: “Estão todos calmos”

Presidente do Palmeiras, Leila Pereira comemorou a vitória do Palmeiras por 3 x 1 contra o Internacional Fonte: Metrópoles

Andreas Pereira comenta polêmica no Dérbi: “Só limpei a chuteira”

Destaque em vitória contra o Internacional, Andreas Pereira comentou polêmica em pênalti contra o Corinthians Fonte: Metrópoles