O governo de Cuba classificou como “hipócrita” o anúncio dos Estados Unidos de que vão enviar US$ 6 milhões em ajuda humanitária para a ilha – declaração foi feita pelo vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Carlos Fernando de Cossil, em resposta ao anúncio do Departamento de Estado americano. A apuração é de Luciana Taddeo, ao CNN 360º.
“Essa expressão, ‘hipócrita’, para se referir a essa ajuda anunciada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, foi usada após os EUA terem aumentado intensamente a pressão contra Cuba, suspendendo o envio de petróleo da Venezuela, do qual Cuba sempre precisou bastante”, explicou Taddeo.
Acrescentando: “E não somente, como ameaçou os países que enviarem petróleo para Cuba de tarifas e sanções“.
Segundo o representante cubano, é contraditório que os Estados Unidos apliquem medidas coercitivas que negam condições econômicas básicas a milhões de pessoas e depois anunciem “sopas e latas de comida para alguns poucos”. A ajuda humanitária anunciada incluiria itens como atum enlatado, arroz, feijão, massa, pequenas lâmpadas solares, que podem ser utilizadas para carregar telefones celulares, e kits de higiene – “então, não seria em forma de dinheiro, seria em forma de ajuda”, afirmou a correspondente.
“O que os Estados Unidos alegam é que o agravamento da crise em Cuba não tem a ver com essa interrupção no envio de Petróleo para a ilha, porém essa é uma forma de pressionar. O governo de Donald Trump até chegou a insinuar que o regime cubano duraria pouco”, apontou Luciana Taddeo.
Esta interrupção tem agravado a crise energética em Cuba, que já sofre há anos com frequentes apagões que podem durar horas ou até dias, afetando inclusive o funcionamento de hospitais e escolas.
Miguel Díaz-Canel, negou que o país esteja à beira de um colapso, contradizendo declarações do governo americano que sugeriam que o regime cubano não duraria muito tempo devido às pressões econômicas. Apesar da negativa oficial sobre um iminente colapso, a situação energética na ilha permanece crítica, com a população enfrentando dificuldades crescentes devido aos constantes cortes de energia.
