Cuba chama de “hipócrita” ajuda humanitária anunciada pelos EUA

O governo de Cuba classificou como “hipócrita” o anúncio dos Estados Unidos de que vão enviar US$ 6 milhões em ajuda humanitária para a ilha – declaração foi feita pelo vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Carlos Fernando de Cossil, em resposta ao anúncio do Departamento de Estado americano. A apuração é de Luciana Taddeo, ao CNN 360º.

“Essa expressão, ‘hipócrita’, para se referir a essa ajuda anunciada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, foi usada após os EUA terem aumentado intensamente a pressão contra Cuba, suspendendo o envio de petróleo da Venezuela, do qual Cuba sempre precisou bastante”, explicou Taddeo.

Acrescentando: “E não somente, como ameaçou os países que enviarem petróleo para Cuba de tarifas e sanções“.

Segundo o representante cubano, é contraditório que os Estados Unidos apliquem medidas coercitivas que negam condições econômicas básicas a milhões de pessoas e depois anunciem “sopas e latas de comida para alguns poucos”. A ajuda humanitária anunciada incluiria itens como atum enlatado, arroz, feijão, massa, pequenas lâmpadas solares, que podem ser utilizadas para carregar telefones celulares, e kits de higiene – “então, não seria em forma de dinheiro, seria em forma de ajuda”, afirmou a correspondente.

“O que os Estados Unidos alegam é que o agravamento da crise em Cuba não tem a ver com essa interrupção no envio de Petróleo para a ilha, porém essa é uma forma de pressionar. O governo de Donald Trump até chegou a insinuar que o regime cubano duraria pouco”, apontou Luciana Taddeo.

Esta interrupção tem agravado a crise energética em Cuba, que já sofre há anos com frequentes apagões que podem durar horas ou até dias, afetando inclusive o funcionamento de hospitais e escolas.

Miguel Díaz-Canel, negou que o país esteja à beira de um colapso, contradizendo declarações do governo americano que sugeriam que o regime cubano não duraria muito tempo devido às pressões econômicas. Apesar da negativa oficial sobre um iminente colapso, a situação energética na ilha permanece crítica, com a população enfrentando dificuldades crescentes devido aos constantes cortes de energia.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Para juíza, passado de Suzane von Richthofen não interfere sobre herança

A juíza Vanessa Vaitekunas Zapater afirmou que o histórico criminal de Suzane von Richthofen não impede a nomeação dela como inventariante do espólio do...

Governo Lula descarta entrar em aliança de Trump para minerais críticos

O Brasil descarta aderir à aliança dos Estados Unidos sobre minerais críticos proposta pelo presidente norte-americano, Donald Trump. A prioridade é firmar acordos bilaterais...

Caso Orelha: MP pede mais esclarecimentos sobre internação de menor

Após pedido de internação de um adolescente por parte da Polícia Civil, o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) informou que vai requisitar, nos...