As regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista e Campinas realizam hoje (7) e neste domingo (8) o Dia D de vacinação, com prioridade para a aplicação das vacinas contra o sarampo e a febre amarela.
A estratégia da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação da população.
Os municípios contemplados são:
- Na Região Metropolitana de São Paulo: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista, Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. O município de São Paulo já iniciou a estratégia de vacinação em 12 de janeiro.
- Na Região Metropolitana de Campinas: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
- Na Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
A primeira dose da vacina contra o sarampo será aplicada em bebês de 12 meses, e a segunda dose, aos 15 meses. Pessoas entre 5 e 29 anos deverão tomar duas doses do imunizante contra o sarampo, com intervalo de 30 dias entre elas. Já quem tem entre 30 e 59 anos deve receber uma dose. Trabalhadores da área da saúde devem receber duas doses da tríplice viral, independentemente da idade.
A imunização contra a febre amarela será aplicada em bebês de nove meses, com reforço aos quatro anos. Quem recebeu apenas uma dose antes dos cinco anos deve tomar uma nova aplicação. Já pessoas entre 5 e 59 anos que ainda não foram vacinadas devem receber dose única. Além disso, pessoas que receberam dose fracionada em 2018, durante campanhas emergenciais, também serão contempladas.
Para esclarecer dúvidas sobre as vacinas, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas”, que reúne as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet.
*Sob supervisão de AR.

