Uma operação do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) prendeu dois homens em flagrante por armazenamento de registros de abusos sexuais contra crianças, na manhã desta sexta-feira (13), em Navegantes (SC) e Blumenau (SC).
As prisões fazem parte de uma ação contra uma rede digital de exploração sexual infantojuvenil em Santa Catarina.
O Ministério Público de Santa Catarina, através do grupo especializado CyberGAECO, iniciou a Operação Infantius com o propósito de combater uma rede digital dedicada à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A operação resultou em quatro mandados de busca e apreensão em várias cidades do estado, além das prisões em flagrante por posse de conteúdo ilegal.
As investigações começaram com a vigilância de atividades online e contaram com a colaboração estratégica da Homeland Security Investigations, agência de segurança dos Estados Unidos.
O principal objetivo da operação é desmantelar o compartilhamento de arquivos ilícitos e assegurar a proteção integral de jovens.
Foram apreendidos dispositivos eletrônicos e mídias para análise pericial, visando avançar nas investigações. Todo o material eletrônico apreendido será submetido a perícia para identificar se existem outros envolvidos.
