Grokipedia: por que Elon Musk criou uma concorrente da Wikipédia com IA?

A Grokipedia é uma enciclopédia online nos moldes da Wikipédia desenvolvida pela xAI, empresa de Elon Musk. Os conteúdos e verbetes do site são feitos com inteligência artificial (IA) e os humanos não podem editar os materiais, apenas sugerir ajustes.

A iniciativa é o resultado de uma longa rusga entre Musk e a Wikipédia: o bilionário tem posts criticando a Wikimedia (fundação que administra o site) desde 2023, quis usar a versão de IA para “expurgar a propaganda” do concorrente e promove a criação da xAI como algo supostamente sem viés político.

Em posts na própria conta do X, Musk já mencionou a enciclopédia de IA como um “repositório massivo de informação sobre o universo”, “superior à Wikipédia” e um “passo necessário para o objetivo da xAI de compreender o universo”.

Como a Grokipedia funciona?

Todos os artigos da Grokipedia são gerados pela IA da xAI. “Grok” é o mesmo nome do modelo de IA e do chatbot da empresa, integrado ao X (antigo Twitter) e também oferecido como um aplicativo próprio para Android e iOS.

O serviço foi lançado em outubro do ano passado, ainda em fase experimental, e já acumula mais de 6 milhões de artigos, a maioria em inglês. Para efeito de comparação, a Wikipédia em inglês tem mais de 7 milhões de artigos, enquanto a versão em português possui mais de 1,1 milhão.

Toda a moderação é feita com IA: humanos podem enviar sugestões de mudanças numa caixa de texto, mas a edição e a criação dos artigos fica por conta dos modelos da xAI.

Polêmicas

A Grokipedia é repleta de polêmicas desde o anúncio, veiculada como uma alternativa à Wikipédia “politicamente correta” ou “woke” (termo normalmente pejorativo usado para retratar consciência social sobre temas políticos).

Logo após o lançamento do projeto, o site estadunidense “The Verge” identificou possíveis plágios da própria Wikipédia, com artigos inteiramente copiados em alguns casos.

Além disso, um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, de novembro de 2025, identificou que a Grokipedia usou um fórum associado ao neonazismo como fonte para os artigos em mais de 40 ocasiões. A Wikipédia não permite usar esse mesmo site como fonte, por exemplo.

Futuro da Wikipédia

O Grokipedia ainda tem um caminho longo a ser percorrido para superar a rival: de acordo com a plataforma Similarweb, que analisa o tráfego de sites em todo o mundo, a ferramenta da xAI é o 8.080º site mais acessado do mundo, mesmo registrando crescimento acelerado. A Wikipédia, por outro lado, ocupa a oitava colocação no ranking.

De qualquer forma, a plataforma de Musk e o crescimento das IAs podem ser interpretados como ameaças à Wiki, que completou 25 anos de existência em 2026. A iniciativa ainda tem um formato colaborativo e sem fins lucrativos, mas também vê muitos conteúdos serem usados por empresas de IA para treinar novos modelos.

No final do ano passado, a Wikimedia publicou um comunicado para pedir que essas companhias usassem uma API (interface que permite que plataformas externas acessem informações) paga para extrair dados dos artigos.

*Texto escrito pelo repórter André Magalhães

Corrida da IA provoca escassez global de memória para eletrônicos

Artista francês faz música em homenagem a Endrick: “Vencer ou morrer”

Recém-lançada, a música fala sobre a trajetória do craque brasileiro no Palmeiras, Real Madrid e Lyon Fonte: Metrópoles

Presidente do comitê das Olimpíadas 2028 é citado em caso Epstein

Casey Wasserman trocou e-mails Ghislaine Maxwell, esposa de Epstein condenada por tráfico sexual, em 2003 Fonte: Metrópoles

“Quebrou a perna do cara”, diz árbitro em lesão de jogador do Cruzeiro

Kaique Kenji, do Cruzeiro, sofreu uma forte entrada durante a partida contra o Mirassol; o jogador deixou o campo de muletas e chorando Fonte: Metrópoles...