IA que assustou mercado financeiro acaba de receber grande atualização

O assistente de IA Cowork da Anthropic causou grande impacto em Wall Street esta semana. Agora, a Anthropic dá mais um passo à frente, aprimorando o modelo.

O novo modelo Claude Opus 4.6 da Anthropic, anunciado na quinta-feira (5), foi projetado para tornar o Cowork AI mais eficiente para tarefas de escritório e programação, o que pode aumentar ainda mais as preocupações de que a ferramenta de IA possa substituir softwares especializados que as empresas utilizam para essas tarefas.

As ações de empresas de software para análise jurídica e financeira despencaram nos últimos dias, arrastando o mercado de ações em geral para baixo. O Nasdaq acaba de registrar a pior queda em dois dias desde abril e recuou 1,59% no fim do pregão de quinta-feira.

Muitos especialistas questionam se a IA acabará custando empregos a alguns trabalhadores. Gigantes da tecnologia como Anthropic, OpenAI e Google estão em uma corrida para construir modelos de IA que esperam que serão a base do futuro do trabalho.

A OpenAI, concorrente da Anthropic, apresentou uma nova plataforma para a criação de agentes de IA projetados para funcionar como colegas de trabalho na manhã de quinta-feira. A Anthropic, por sua vez, lançou a ferramenta Cowork em janeiro.

Ainda não se sabe ao certo se os investimentos em IA serão rentáveis ​​para as empresas que adotarem a tecnologia. A Anthropic aposta que o novo modelo ajudará a replicar o enorme sucesso do software Claude Code, mas para outros tipos de trabalho de escritório.

“Acreditamos que o Opus 4.6 será um ponto de inflexão para o trabalho intelectual em muitos aspectos”, disse Dianne Penn, chefe de gerenciamento de produtos para pesquisa, em entrevista à CNN Internacional antes do anúncio.

O que tem de novo?

Uma dessas novidades envolve a forma como o Opus 4.6 processa dados. A Anthropic afirma ter expandido a janela de contexto do Opus, que é a quantidade de informações que um modelo pode armazenar de uma só vez, de 200.000 tokens para um milhão.

Tokens são uma unidade de medida que se refere à capacidade dos modelos de IA de compreenderem o texto. Quanto mais longa e complexa for uma consulta, mais tokens ela exigirá.

Segundo Penn, dar ao Claude a capacidade de processar mais informações simultaneamente deve permitir que ele lide com tarefas mais complexas, como fazer alterações abrangentes em bases de código inteiras.

Com o Opus 4.6, Claude também será mais eficiente em saber quando deve dedicar mais tempo para analisar uma solicitação e quando deve responder rapidamente.

A Anthropic também afirma que o novo modelo supera o modelo GPT-5.2 da OpenAI em um teste de desempenho que avalia como a IA lida com o trabalho intelectual em áreas como finanças e direito.

A nova integração com o PowerPoint, disponível em versão prévia para pesquisadores, permitirá que os usuários criem slides usando o Claude, com a IA capaz de ler layouts e fontes para criar slides que se alinhem ao modelo corporativo desejado.

A Anthropic afirma que os arquivos com os quais o Claude Opus 4.6 trabalha, como documentos, planilhas e slides, estarão mais próximos de estarem “prontos para produção” na primeira tentativa, o que significa que exigirão menos intervenção humana.

Embora o Opus 4.6 da Anthropic torne o Claude melhor em trabalhos não técnicos, a atualização também inclui algumas melhorias para engenheiros de software.

As tarefas de codificação podem ser divididas entre equipes de agentes, ao invpes de um único agente trabalhar em tarefas individuais, imitando a forma como uma equipe de engenharia humana operaria, afirma a Anthropic.

Impacto na indústria de software

O lançamento ocorre após as ações de software despencarem esta semana, na sequência do lançamento de plugins para a ferramenta Cowork da Anthropic na última sexta-feira (30).

Esses plugins, que permitem aos usuários personalizar a ferramenta Cowork da Anthropic para setores específicos como direito, finanças, vendas e marketing, levantara,=m receios de que a tecnologia possa substituir softwares especializados de pesquisa e análise financeira.

Um fundo negociado em bolsa (ETF) que acompanha o setor de software teve o pior dia desde abril na terça-feira (3), despencando quase 6%.

Ao mesmo tempo, crescem as dúvidas e preocupações sobre o papel da IA ​​no mercado de trabalho, especialmente em cargos de nível inicial na área de tecnologia. O emprego para recém-formados em ciência da computação e matemática caiu 8% desde 2022, segundo um relatório da Oxford Economics do ano passado.

Um estudo do Google, de setembro, constatou que 90% dos profissionais de tecnologia utilizam IA nos trabalhos.

Esses tipos de preocupações são “algo com que lidamos e que consideramos em cada versão do Claude e em cada produto que lançamos”, destacou Penn, citando iniciativas como o relatório Economic Index da Anthropic, que estuda o impacto da IA ​​no mercado de trabalho.

IA, clima e demografia devem gerar 78 mi de novos empregos até 2030

Bolsas da Ásia fecham mistas com alta em Tóquio antes de eleição

As bolsas da Ásia tiveram um desempenho misto nesta sexta-feira. O mercado de Tóquio subiu antes das eleições gerais no Japão que devem solidificar...

Carnaval 2026: confira dicas de segurança no celular para evitar golpes

O Carnaval está chegando e os foliões se preparam para curtir os blocos que agitarão as capitais, nos próximos dias. Uma das medidas é...

EUA defendem tratado nuclear com múltiplas potências após acordo com Rússia

Os Estados Unidos defenderam nesta sexta-feira (6) um novo acordo de controle de armas, após o tratado que impôs limites aos programas nucleares estratégicos...