O número de vagas de emprego abertas continuou apresentando tendência de queda nos Estados Unidos, chegando a pouco mais de 6,5 milhões em dezembro, de acordo com o relatório JOLTS publicado pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho norte-americano. A estimativa de analistas consultados pela Reuters era de 7,2 milhões.
Este nível registrado é o mais baixo desde setembro de 2020. Isso representa uma diminuição de 386 mil em relação à última apuração e uma redução de 966 mil no acumulado do ano.
Os dados de novembro foram revisados, passando de 7,1 milhões para 6,9 milhões vagas de emprego.
Ao longo do mês de dezembro, tanto as contratações quanto o total de desligamentos apresentaram pouca variação, ficando em cerca de 5,3 milhões cada. Entre os desligamentos, os pedidos de demissão permaneceram inalterados na casa dos 3,2 milhões, enquanto as demissões e dispensas apresentaram pouca variação, ficando em 1,8 milhão.
Esse relatório estava previsto para ser divulgado inicialmente na terça-feira (3), mas foi adiado por conta do shutdown no governo dos Estados Unidos que teve início no sábado (31) e terminou no fim da terça (3).
Ele inclui estimativas do número e da taxa de vagas de emprego, contratações e desligamentos para o setor não agrícola como um todo.
O número de vagas diminuiu nos setores de serviços profissionais e empresariais, comércio varejista e finanças e seguros.
O número de contratações aumentou no setor imobiliário e de locação e nos governos estaduais e municipais, excluindo o setor de educação. As contratações diminuíram no governo federal.
*Com informações da Reuters

