Luana Piovani, 49, está de volta, após 20 anos, à Marquês de Sapucaí no posto de musa da escola Império Serrano, participante da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro. O desfile aconteceu na noite deste domingo (15) com o enredo “Ponciá Evaristo Flor do Mulungu”, homenageando a escritora mineira Conceição Evaristo.
“Passou rápido demais esse tempo”, disse ela em entrevista ao gshow.
A atriz fala sobre a importância do enredo que homenageia Conceição Evaristo: “Na verdade, são vários passos, né? O Império é uma escola tão especial, tão tradicional e ela reverencia tanto a ancestralidade, a sua Velha Guarda, as pessoas que compartilham a sapiência com a gente”.
“E foi uma grande coincidência, quando eu estava procurando um cantinho pra mim dentro dessa Marquês de Sapucaí, eu comecei a pensar quais eram os sambas-enredos das escolas, e o Marcelo Pires [compositor da escola] falando os sambas, falou ‘ah, tem o Império que é maravilhoso, está homenageando Conceição Evaristo’, e eu estava lendo o livro dela”, conta sobre a decisão de desfilar pela escola.
Sobre a fantasia, Luana explica a construção: “Nós estamos homenageando Conceição, e vem vindo a trajetória dela dentro da história de Belo Horizonte. Junto da história dela com a cidade, vêm os personagens dos livros, então eu estou no ouro de Oxum, ela vem homenageando Oxum, dentro de um dos livros dela”.
Confira a agenda de desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
Passista veterana defende famosas no samba: “Espaço para todo mundo”
