Mini dinossauro bípede e herbívoro desafia ideias tradicionais da evolução

Um dinossauro minúsculo e herbívoro descoberto no norte da Espanha pode mudar a compreensão dos cientistas sobre a evolução dos dinossauros que se alimentavam de plantas. A nova espécie — batizada de Foskeia pelendonum — viveu há cerca de 120 milhões de anos, durante o início do Cretáceo, e media pouco mais de meio metro de comprimento.

O estudo, publicado na revista Papers in Palaeontology, foi liderado pelo paleontólogo Paul-Emile Dieudonné, da Universidade Nacional de Río Negro (Argentina), e envolve um grupo internacional de pesquisadores.

Eles identificaram o fóssil em Vegagete, na província de Burgos, a partir de restos de pelo menos cinco indivíduos.

Apesar do tamanho diminuto, Foskeia possuía um crânio altamente derivado e com inovações anatômicas inesperadas, o que indica uma complexidade evolutiva maior do que o esperado para animais tão pequenos.

GALERIA – Veja dinossauros e descobertas arqueológicas

Essa combinação de características coloca o novo dinossauro próximo à origem do grupo herbívoro europeu conhecido como Rhabdodontidae, expandindo a compreensão sobre a história evolutiva desses animais.

Especialistas envolvidos no estudo ressaltam que Foskeia não é apenas um “mini dinossauro”, mas um tipo de animal que desafia as ideias tradicionais sobre como os ornithopoda — dinossauros bípedes e que se alimentavam de plantas — evoluíram ao longo do tempo.

Segundo os pesquisadores, o fóssil ajuda a preencher uma lacuna de cerca de 70 milhões de anos no registro desses animais, oferecendo novos dados para reconstruir a árvore evolutiva dos herbívoros mesozoicos.

Bolsas da Ásia fecham mistas com alta em Tóquio antes de eleição

As bolsas da Ásia tiveram um desempenho misto nesta sexta-feira. O mercado de Tóquio subiu antes das eleições gerais no Japão que devem solidificar...

Carnaval 2026: confira dicas de segurança no celular para evitar golpes

O Carnaval está chegando e os foliões se preparam para curtir os blocos que agitarão as capitais, nos próximos dias. Uma das medidas é...

EUA defendem tratado nuclear com múltiplas potências após acordo com Rússia

Os Estados Unidos defenderam nesta sexta-feira (6) um novo acordo de controle de armas, após o tratado que impôs limites aos programas nucleares estratégicos...