O Museu da Língua Portuguesa abriu um edital para selecionar interessados em pesquisar a língua portuguesa e suas interdependências nos territórios da América, África, Europa e Ásia.
A ideia é focar no conteúdo apresentado na experiência da exposição principal Nós da Língua, que explora a língua portuguesa falada nas nações da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e em outros territórios, como Macau, na China, e Goa, na Índia.
Quem pode participar?
Iniciativa do Centro de Referência do Museu, o edital “Língua Portuguesa no Mundo” vai selecionar duas pessoas que já concluíram a graduação ou algum curso de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) em áreas como linguística, história, ciências sociais ou museologia. Cada uma delas receberá uma bolsa de R$ 3.100 mensais por 6 meses, com possibilidade de renovação.
As pessoas selecionadas deverão produzir um levantamento do conteúdo da experiência Nós da Língua, elaborar artigos sobre a pesquisa realizada a serem publicados no site do Museu da Língua Portuguesa e desenvolver e ministrar palestras e oficinas sobre o que tem sido estudado.
Ao longo do período de pesquisa, as pessoas serão acompanhadas pela área de Pesquisa e Documentação do Centro de Referência, que realizará encontros periódicos para supervisionar o andamento das pesquisas.
Interativa, a experiência Nós da Língua permite que o visitante do Museu tenha acesso a dados a respeito de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, entre outros territórios em que o português é falado. Além de curiosidades sobre a língua portuguesa falada nesses locais, há fotos, mapas e vídeos que apresentam informações sobre a história, conflitos e tradições culturais dessas regiões.
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro por meio deste link. Por lá, há todas as informações sobre o edital e os documentos exigidos.
Chinês, coreano e português são os idiomas mais buscados de 2025

