Quatro escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro fazem o segundo ensaio técnico na Marques de Sapucaí nesta sexta-feira (6).
Mantendo o planejamento, Acadêmicos de Niterói, Mocidade Independente de Padre Miguel, Estação Primeira de Mangueira e Unidos da Tijuca atravessam a passarela do samba mostrando uma prévia do que o público poderá acompanhar ao longo de três noites: 15, 16 e 17 de fevereiro – quando os desfiles oficiais acontecem.
Com entrada gratuita, será necessário apresentar o ingresso digital retirado anteriormente no aplicativo do Rio Carnaval. No entanto, para aqueles que não conseguiram o acesso, também será possível acompanhar à moda antiga, sem cadastro, até a lotação de cada setor das arquibancadas e frisas.
Por dentro dos enredos
Estreante no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói leva a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil!”, narrando sua trajetória desde a infância como retirante até a liderança sindical e a presidência da República.
Logo na sequência, é a vez da Estrela Guia de Padre Miguel, que faz uma homenagem à eterna rainha do rock brasileiro com o enredo “Rita Lee, a Padroeira da Liberdade”, prometendo um desfile irreverente que celebra a rebeldia, a vanguarda musical e o espírito independente da artista que marcou gerações.
A tradicional verde e rosa apresentará o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, em homenagem ao amapaense Raimundo dos Santos Souza, o Mestre Sacaca, celebrando seu legado como curandeiro, o conhecimento das ervas medicinais e ancestralidade afro-indígena da região norte do país.
Encerrando a noite, a escola do Borel aposta no enredo literário “Carolina Maria de Jesus”, exaltando a genialidade da autora de Quarto de Despejo e destacando sua força para transformar a escassez em poesia visceral, dando voz aos invisibilizados e reafirmando o poder da palavra.
Veja a programação de ensaios técnicos desta sexta-feira (6)
- &]:indent-5 mb-3 break-words [ul>&]:relative [ul>&]:before:absolute [ul>&]:before:left-1 [ul>&]:before:top-2 [ul>&]:before:w-2 [ul>&]:before:h-2 [ul>&]:before:bg-red-600 [ul>&]:before:rounded-full marker:inline group-[.isActiveSource]:text-xl [ul>&]:indent-5 mb-3 break-words [ul>&]:relative [ul>&]:before:absolute [ul>&]:before:left-1 [ul>&]:before:top-2 [ul>&]:before:w-2 [ul>&]:before:h-2 [ul>&]:before:bg-red-600 [ul>&]:before:rounded-full marker:inline group-[.isActiveSource]:text-xl”>21h: Acadêmicos de Niterói
- &]:indent-5 mb-3 break-words [ul>&]:relative [ul>&]:before:absolute [ul>&]:before:left-1 [ul>&]:before:top-2 [ul>&]:before:w-2 [ul>&]:before:h-2 [ul>&]:before:bg-red-600 [ul>&]:before:rounded-full marker:inline group-[.isActiveSource]:text-xl [ul>&]:indent-5 mb-3 break-words [ul>&]:relative [ul>&]:before:absolute [ul>&]:before:left-1 [ul>&]:before:top-2 [ul>&]:before:w-2 [ul>&]:before:h-2 [ul>&]:before:bg-red-600 [ul>&]:before:rounded-full marker:inline group-[.isActiveSource]:text-xl”>Estação Primeira de Mangueira
-
Carnaval 2026: conheça os enredos do Grupo Especial do Rio
