O Grande Debate: Fala de Moraes mostra divisão no STF por Código de Ética?

O advogado Vitor Marques e o empresário e ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta sexta-feira (6), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a fala do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre o Código de Ética mostra divisão na Corte.

Moraes afirmou que há “má-fé” nas críticas que acusam a Corte de permitir que ministros julguem processos com participação de parentes como advogados.

Vitor entende que a Suprema Corte não está passando por um momento de cisão.

“Eu não vejo que há uma divisão no STF nesse momento. Recentemente o ministro Edson Fachin publicou uma nota, inclusive, fazendo a defesa do STF, da postura que o STF tem tido neste momento, que tem sido muito questionado”, disse.

“Me parece que muitos dos questionamentos giram em torno sim de algum grau de má-fé. Me parece que a sociedade brasileira hoje vive uma grande polarização social e, toda vez que o STF decide sobre um tema que tem alguma conotação política, um lado da sociedade se levanta contra o STF”, continuou.

Fonteyne avalia que a fala de Moraes mostra uma divisão na Corte.

“A forma como Moraes falou foi inclusive bastante agressiva, mas vale lembrar que o Fachin está tentando salvar o que resta de reputação e confiabilidade no Supremo, porque, nos últimos tempos, o Supremo tem sido centro de holofotes, mas é nas páginas criminais”, opinou.

“Nem precisaria ter um Código de Ética se as pessoas tivessem ética, mas o que nós temos hoje é uma composição política do STF, de pessoas que estão a serviço do Executivo, é isso que está acontecendo. Não é decisão impopular do Supremo, são ações vergonhosas, fatos que serviriam para derrubar ministro do Supremo em qualquer país sério do mundo”, prosseguiu.

Brasileiro bate recorde mundial por correr maior distância durante 24h

Pepe Fiamoncini percorreu 188,13 km em 24h, em uma esteira, e se tornou recordista da maior distância durante o tempo de um dia Fonte: Metrópoles...

Lucas Moura se aproxima de números do PSG no São Paulo; confira

Atleta deu uma assistência no último compromisso do Tricolor Paulista, diante do Santos, pelo Campeonato Brasileiro Fonte: Metrópoles

Entenda decisão da Justiça sobre a condicional de goleiro Bruno

O TJRJ informou que ele tem o prazo de cinco dias para comparecer ao Conselho Penitenciário para regularizar o benefício Fonte: Metrópoles