Apesar de o sistema democrático brasileiro operar com estabilidade institucional, previsibilidade eleitoral e ausência de impasses irreconciliáveis entre os Poderes, a percepção dominante na sociedade é de que a política funciona de maneira pouco legítima. Essa é a avaliação do cientista político Carlos Pereira, professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), durante participação no programa “WW Especial”, da CNN Brasil.
Segundo Pereira, o presidencialismo multipartidário no Brasil depende de constantes negociações entre atores políticos, o que inclui a oferta de compensações para a formação de maiorias no Congresso Nacional.
“O jogo no presidencialismo multipartidário não é percebido pela sociedade como um jogo limpo. É um jogo cheio de intercorrências e da necessidade de os atores políticos ofertarem uns aos outros compensações”, afirmou.
Para o professor, o problema central não está no funcionamento das instituições, mas na forma como essas negociações são vistas pelo eleitorado. “Essas compensações são percebidas pela sociedade como não legítimas”, disse, destacando que isso gera um “mal-estar permanente”, mesmo sem paralisia decisória ou ruptura institucional.
Pereira observa que o país reúne todos os sinais clássicos de uma democracia funcional: calendário eleitoral respeitado, alta competitividade, incerteza sobre o resultado antes da votação e garantia de posse do vencedor. Ainda assim, a insatisfação persiste.
“Isso sinaliza que as instituições estão funcionando e que a democracia não está em ameaça. Mas, por outro lado, a percepção que se tem é de insatisfação permanente”, avaliou.
Na visão do cientista político, instrumentos como emendas orçamentárias, distribuição de ministérios e uso de recursos públicos para construir apoio no Legislativo “soam mal” para o cidadão comum.
“Mostra que a política não é baseada em ideologia ou programa, mas em interesses”, afirmou, ressaltando que essa lógica é inerente ao presidencialismo multipartidário. Para Pereira, trata-se de um dilema sem solução fácil. “Temos esse paradoxo, e esse paradoxo é inexorável”, concluiu.
WW Especial
Apresentado por William Waack, o programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
Conheça o Clube de Membros da CNN Brasil no YouTube. Ao se cadastrar, você garante acesso antecipado à íntegra da edição já às sextas-feiras, além de cortes exclusivos e conteúdos de bastidores do programa.
*Publicado por Jorge Fernando Rodrigues

