Problemas do Master foram fraudes no sistema financeiro, diz economista

O economista Aod Cunha afirmou, durante participação no WW desta segunda-feira (9) que os problemas que levaram à liquidação do Banco Master foram fraudes no sistema financeiro, corroborando a declaração do presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, de que o caso não seria uma questão de regulação, mas sim de polícia.

Para Cunha, apesar da atenção que o banco chamou pelo volume crescente de aplicações com rentabilidade acima do mercado, o que realmente provocou a intervenção do BC foram irregularidades graves identificadas na instituição.

“Um grande problema que apareceu e que o Banco Central depois identificou e, por isso, liquidou o Master, foram fraudes, crimes no sistema financeiro”, afirmou o economista.

Segundo ele, foram detectados “ativos que não tinham valor, que eram inflados artificialmente e que validavam um crescimento muito acentuado no banco, sem qualquer correspondência em atividade financeira lícita, em investimentos corretos”.

O economista também mencionou que o caso vai além do sistema financeiro, revelando conexões mais amplas à medida que as investigações avançam.

Ele lembrou ainda uma tentativa ocorrida no Congresso Nacional em 2024, quando lideranças do Centrão e do PL tentaram aumentar o limite máximo do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) de R$ 250 mil para R$ 1 milhão por depositante.

“Imagine o tamanho adicional que isso poderia ter provocado no mercado”, alertou Cunha, sugerindo que tal mudança poderia ter ampliado os riscos sistêmicos.

O economista concluiu enfatizando que o caso do Banco Master envolve “muita irregularidade, muita ilegalidade, e não só uma questão de exposição de aumento de risco de um ator, de um banco no sistema financeiro”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Olimpíadas de Inverno: Brasil faz a sua estreia nesta terça-feira

Três atletas do Brasil darão o pontapé inicial com as provas de esqui cross-country nesta terça-feira (10/2) Fonte: Metrópoles

Árbitro é atingido por pedra durante clássico entre Paysandu e Remo

Em confronto válido pela 4ª rodada do Campeonato Paraense, o duelo entre os rivais foi disputado no Estádio Mangueirão, em Belém Fonte: Metrópoles

Holandesa conquista ouro, bate recorde olímpico e faz Jake Paul chorar

Namorada de pugilista foi campeã da patinação de velocidade feminina nos Jogos Olímpicos de Inverno Fonte: Metrópoles