Ícone do site O SERINGAL

Risco de deslizamento gera disparo de alerta e sirene no Guarujá (SP)

risco-de-deslizamento-gera-disparo-de-alerta-e-sirene-no-guaruja-(sp)

Risco de deslizamento gera disparo de alerta e sirene no Guarujá (SP)

A Defesa Civil de São Paulo enviou dois alertas extremos para a região do Guarujá, no Litoral de São Paulo, em razão do risco de deslizamento de terra nesta quinta-feira (5). Além dos avisos, a sirene de emergência instalada na Comunidade Barreira do João Guarda também foi acionada.

O plano de contingência foi mobilizado e famílias que moram no local estão sendo orientadas a saírem de casa ou sendo direcionadas ao abrigo municipal. Elas permanecerão por lá até que o risco de deslizamento seja eliminado.

A notificação ocorreu em virtude das chuvas fortes que aconteceram durante a madrugada e não pararam pela manhã. Nas últimas 12 horas, o acumulado chegou a 118 mm, volume considerado elevado para a região. Em 24 horas, foram registrados 122 mm, sendo 108 mm apenas nas últimas três horas. Em 72 horas, o volume chegou a 106,7 mm.

Segundo a prefeitura, a cidade apresenta diversos pontos de alagamento, o que tem dificultado o trânsito de veículos, o município está em estado de atenção e o acionamento das sirenes costuma ocorrer quando o volume de chuva ultrapassa entre 45 mm e 50 mm em uma hora

 “Estamos preparando, por precaução, todas as medidas para mitigar efeitos e, principalmente, proteger a vida dos nossos munícipes”, afirmou Farid Mode (Podemos). 

 Ao todo, estão mobilizadas equipes da Seurb (Secretaria de Operações Urbanas), com maquinários preparados, da Sesau (Secretaria de Saúde), da Sedeas (Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social), além dos agentes da Defesa Civil e da Sedecon (Secretaria de Defesa e Convivência Social).

Confira os pontos de apoio para acolher os moradores:

Confira a previsão no município:

No Guarujá, a previsão para esta quinta-feira (5) indica temperaturas entre 23°C e 26°C, com 99% de chance de chuva. A umidade relativa do ar deve variar entre 83% e 98%.

Para amanhã, os termômetros devem marcar entre 23°C e 28°C, com umidade entre 75% e 95% e ventos de até 7 km/h.

A CNN Brasil entrou em contato com a prefeitura para um posicionamento. O espaço segue aberto.

*Sob supervisão de Tonny Aranha

Sair da versão mobile