A velha guarda do samba mineiro também terá espaço no carnaval de Belo Horizonte. O Palácio da Liberdade será palco da celebração que começa nesta sexta-feira (13) e vai até dia 17 de fevereiro. O projeto Palácio do Samba reverencia o ritmo em sua vertente mais tradicional, o samba “raiz”, reunindo artistas consagrados e grandes nomes da história do gênero em Minas Gerais em apresentações gratuitas.
As apresentações, que exaltam a tradição carnavalesca e a força do samba mineiro, ocorrem em um dos mais emblemáticos pontos turísticos da capital, a abertura oficial acontece na sexta-feira (13), às 18h, com discotecagem do DJ Vini Brown, seguida por apresentação da Cia de Dança Palácio das Artes. A noite conta ainda com Fabinho do Terreiro e Nonato do Samba, que convidam ao palco a cantora Ana Proença, artista com mais de 20 anos de trajetória e atuação na Escola de Samba Cidade Jardim.
A programação segue ao longo dos dias com atrações como o cortejo da Banda da Polícia Militar, Luciene Gomes, Brasamba, Velha Guarda Baluartes do Samba, Bira Favela, Lulu do Império, Paizinho do Cavaco, Cacá Moncler, Sílvia Gomes (Ouro Preto), Gilmar Batista (Uberlândia) e a Velha Guarda da Faculdade do Samba BH, com Assis Maneiro Diza, Eliane de Minas, Barbanache, Cadiola da Vila e Heloísa Almeida (Diamantina).
No dia 17 de fevereiro, o violonista e compositor Thiago Delegado comanda a Virada do Samba Autoral. Em sua segunda edição, a iniciativa reafirma Belo Horizonte como um dos territórios mais pulsantes do samba contemporâneo. “Em um período marcado pela difusão de grandes hits e covers nacionais, é fundamental garantir visibilidade às canções que falam da nossa cidade, das nossas vivências e da nossa identidade”, destaca o musician.
O Carnaval da Liberdade 2026 é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Fundação Clóvis Salgado, em parceria com a Codemge, com realização do Instituto João Ayres. Criado em 2023, o Carnaval da Liberdade se consolida como um dos principais motores da economia criativa e do turismo no estado.
Como surgiu o Carnaval e por que ele se tornou tão popular no Brasil

