Novak Djokovic tornou-se o homem mais velho em 34 anos a alcançar as oitavas de final do US Open, na sexta-feira (29) à noite, superando problemas na região lombar para derrotar Cameron Norrie por 6-4, 6-7 (4), 6-2 e 6-3.
Desde a vitória em sets diretos de Jimmy Connors sobre Karel Nováček em 1991, nenhum homem com mais de 38 anos e 99 dias havia conquistado uma vitória na terceira rodada em Flushing Meadows.
A vitória de Djokovic também significa que ele ultrapassou Roger Federer no recorde de maior número de vitórias em Grand Slams em quadra dura na história, com 192, enquanto a dupla agora está empatada com 69 aparições em oitavas de final de Grand Slams na Era Aberta.
“Estou mais jovem do que nunca, mais forte do que nunca”, brincou Novak Djokovic em sua entrevista em quadra após a partida.
Como foi a vitória de Djokovic
Na verdade, a vitória de sexta-feira no US Open não foi tão simples. Quando estava vencendo por 5-3 no primeiro set, o sérvio começou a sentir desconforto na região lombar. Um game depois, ele pediu atendimento médico.
“Em termos de como estou me sentindo, realmente há altos e baixos, para ser honesto. Sim, é frustrante para mim não conseguir me sentir 100% sempre como foi por mais de 20 anos”, disse o número 7 do mundo aos repórteres depois.
“Não acho que há muito mais que eu possa fazer além do que estou fazendo agora, para ser honesto. Se o corpo não me obedece quando vou longe nos torneios de Grand Slam, como tem sido o caso nos últimos Slams, então é difícil de engolir, porque sei a quantidade de horas que dedico diariamente para cuidar do meu corpo.”
O vencedor de 24 Grand Slams fechou o primeiro set, mas Norrie sentiu uma oportunidade e começou a jogar de forma muito mais agressiva, levando o segundo set no tie-break.
“Honestamente, fiquei agradavelmente surpreso com o nível de Norrie. Acho que ele estava jogando realmente agressivo. Não estava acostumado a vê-lo jogando tão próximo da linha e pegando a bola cedo, particularmente do lado do forehand. Créditos a ele por lutar e jogar em um nível realmente bom”, observou Djokovic.
Mas o sérvio, após ter seu saque quebrado no início do terceiro set, retomou o controle, devolvendo a quebra imediatamente e vencendo cinco games consecutivos, estabelecendo uma vantagem da qual Norrie jamais se recuperaria.
Em particular, o saque de Djokovic provou ser demais para o britânico. O atleta de 38 anos venceu 83% dos pontos com seu primeiro saque e igualou seu próprio recorde pessoal de 18 aces em um US Open, classificando sua performance nesse aspecto como “definitivamente a melhor até agora.”
Djokovic diz que deseja ser técnico de João Fonseca após se aposentar