Home Blog

Arteterapia: conheça projeto da Rede Sarah que une arte e reabilitação

0
arteterapia:-conheca-projeto-da-rede-sarah-que-une-arte-e-reabilitacao
Arteterapia: conheça projeto da Rede Sarah que une arte e reabilitação

A reabilitação de pacientes com limitações físicas ou neurológicas não é algo simples e vai muito além dos exercícios tradicionais. A arteterapia, na Rede Sarah, em Brasília, inclui experiências artísticas que estimulam o bem-estar emocional, a autoestima e a motivação para a recuperação.

O projeto Arte e Reabilitação oferece apresentações musicais, espetáculos de dança e teatro, além de oficinas que envolvem pintura, bordado, modelagem e arte digital. A iniciativa nasceu da observação de que a reabilitação envolve tanto a recuperação física quanto o equilíbrio emocional do paciente.

Familiares e acompanhantes também participam das atividades, criando um ambiente de suporte que contribui para a adesão aos tratamentos. Essa combinação entre arte e ciência oferece benefícios clínicos e emocionais, o que ajuda na redução da ansiedade, melhora a coordenação motora e fortalece da motivação diária para a recuperação.

Leia também

Principais benefícios da arteterapia na reabilitação

  • Estímulo da neuroplasticidade cerebral.
  • Melhora da coordenação motora e habilidades cognitivas.
  • Redução da ansiedade e alívio da dor.
  • Maior adesão às terapias e engajamento no tratamento.
  • Estímulo à socialização e integração entre pacientes.

A neurocientista Lúcia Willadino Braga, presidente da Rede Sarah, observa mudanças clínicas e comportamentais entre os pacientes que participam do projeto. Ela relata que, nos dias em que há apresentações — que são feitas de forma voluntária por artistas que estão passando por Brasília –, é possível identificar redução no uso de analgésicos, resultado associado à produção de dopamina.

“Quando o paciente está feliz, ele acaba sentindo menos dor. Isso aumenta a adesão ao tratamento e melhora o desempenho nas terapias”, explica.

A dopamina é um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer e recompensa. Quando liberada em maior quantidade, como ocorre durante experiências agradáveis com música, teatro ou dança, a substância atua diretamente nos circuitos de percepção da dor, modulando a resposta do cérebro aos estímulos.

Formada em artes pela Universidade de Brasília (UnB), a professora Aline Ribeiro Galvão, que acompanha pacientes em reabilitação há 15 anos na Rede Sarah, explica que o contato com a arte tem efeito direto no comportamento e na cognição dos pacientes.

Foto de pacientes e apresentadores artísticos do projeto Arte e Reabilitação da Rede Sarah - Arteterapia: conheça projeto da Rede Sarah que une arte e reabilitaçãoA arteterapia oferece diversos benefícios, como a redução do estresse e ansiedade, a melhoria da autoestima e autoconfiança, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e sociais, e o estímulo ao raciocínio e à memória

Nas oficinas, os pacientes realizam atividades que trabalham tanto a coordenação física quanto funções cognitivas — tudo enquanto exploram a criatividade. Esse tipo de exercício ajuda o cérebro a criar novas conexões, tornando a reabilitação mais envolvente e transformando o aprendizado funcional em uma experiência mais significativa e prazerosa.

“Um paciente hemiplégico que participa de uma oficina de modelagem precisa movimentar ambas as mãos — mesmo a mão comprometida — o que estimula a neuroplasticidade e amplia o envolvimento”, esclarece.

Além de estimular habilidades individuais com atividades adaptadas para cada indivíduo, Aline esclarece que as oficinas de arteterapia favorecem a interação entre os pacientes. Ao participar das atividades, eles compartilham experiências, trocam aprendizados e apoiam uns aos outros, o que cria um ambiente de colaboração que ajuda a reduzir a sensação de isolamento.

“Muitos chegam inseguros ou desmotivados mas, ao vivenciarem as oficinas, ganham autoconfiança, autoestima e uma sensação de pertencimento. Além disso, a arte reduz a ansiedade, contribui para o alívio da dor e estimula sentimentos de esperança e superação”, comenta Aline.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Por que ainda é tão difícil ter o desejo de doar órgãos atendido?

0
por-que-ainda-e-tao-dificil-ter-o-desejo-de-doar-orgaos-atendido?
Por que ainda é tão difícil ter o desejo de doar órgãos atendido?

A doação de órgãos é um gesto de generosidade capaz de salvar inúmeras vidas, mas ainda enfrenta barreiras importantes no Brasil. Pela legislação do país, não existe cadastro nacional de doadores, a decisão final cabe à família, e esse tem sido um dos maiores obstáculos.

Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de negativas familiares foi de 45,4% em 2024, número que se mantém praticamente estável. Para a professora Ilka Boin, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Transplante De Órgãos (ABTO), o problema não é de resistência, mas de falta de conscientização.

“Metade das famílias ainda recusa a doação, muitas vezes por desconhecimento. É fundamental que a pessoa manifeste em vida o desejo de doar e deixe isso claro para seus familiares. Essa comunicação faz toda a diferença”, afirma

Mais de 78 mil pessoas na fila

Em 2024, o país bateu recorde histórico de transplantes realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), com mais de 30 mil procedimentos, um crescimento de 18% em relação a 2022. De acordo com o Ministério da Saúde, foram 4.086 doadores efetivos, o maior número já registrado.

Os transplantes mais realizados no último ano foram de córnea (17,1 mil), rim (6,3 mil), medula óssea (3,7 mil) e fígado (2,4 mil). Ainda assim, a demanda é muito superior. Atualmente, cerca de 78 mil pessoas aguardam por um órgão ou tecido. Só para rim, são 42,8 mil. Em seguida, os mais demandados são córnea (32,3 mil) e fígado (2,3 mil).

Doar órgãos, doação de órgãosDoação de órgãos depende da autorização de todos os familiares diretos do falecido

Desconfiança é fruto da desinformação

Boa parte da desconfiança vem do desconhecimento sobre a morte encefálica, condição necessária para a doação de órgãos vitais, como coração, fígado, rins e pulmões.

“É diferente de um derrame, que pode ter tratamento. Na morte encefálica não há mais circulação sanguínea no cérebro, e a situação é irreversível. Somente após os testes clínicos, com autorização da família, podemos iniciar o processo de doação”, explica Ilka, que também é responsável pelo transplante hepático da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Ela lembra que os avanços recentes — como a prova cruzada virtual, que acelera a compatibilidade entre doador e receptor — têm contribuído para melhorar a qualidade dos transplantes. Ainda assim, a informação correta à população continua sendo um dos principais fatores para aumentar as doações.

Leia também

Regra em outros países

Para facilitar a doação, alguns países adotam o modelo de consentimento presumido, também chamado de “opt-out”. Nesse sistema, todos são considerados doadores, a menos que expressem formalmente a vontade de não doar. França, Bélgica, Holanda, Irlanda e Espanha seguem esse formato.

No Brasil, a legislação chegou a adotar esse modelo na década de 1990, mas ele foi revogado pouco tempo depois. Segundo o professor Sérgio Arap, cirurgião de cabeça e pescoço e presidente da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Sírio-Libanês, a discussão voltou à pauta recentemente.

“Há um projeto de lei em debate que propõe retomar esse modelo, embora o tema ainda divida opiniões”, explica.

Para Arap, qualquer mudança deve vir acompanhada de campanhas educativas. “Quando alguém próximo precisa de um órgão, a comunidade se sensibiliza. Mas é preciso ir além, começando desde cedo, nas escolas, com informações claras sobre a importância da doação. Também é importante reforçar que o ato de doar não interfere no velório nem no aspecto do corpo, o que ajuda a quebrar resistências”, diz.

Lei de conscientização

No Distrito Federal, uma lei sancionada em novembro de 2023 criou a Política Distrital de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. A iniciativa estabelece ações para aumentar o número de doações e oferecer melhores condições aos pacientes transplantados.

Entre as medidas estão o acolhimento às famílias, a capacitação de profissionais de saúde, campanhas educativas e a ampliação do acesso a serviços especializados. O texto também prevê apoio psicológico a transplantados e familiares, fornecimento contínuo de medicamentos e incentivo à reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

Doar é um ato nobre, capaz de mudar destinos. Mas para que isso aconteça, precisamos conversar mais sobre o tema dentro de casa, antes que seja tarde”, finaliza Ilka Boin.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Trump quer que farmacêuticas elevem preços no exterior para reduzir nos EUA

0
trump-quer-que-farmaceuticas-elevem-precos-no-exterior-para-reduzir-nos-eua
Trump quer que farmacêuticas elevem preços no exterior para reduzir nos EUA

O presidente Donald Trump quer que as farmacêuticas reduzam seus preços nos Estados Unidos — e para isso pretende pressioná-las a aumentar os preços em outros países para compensar o impacto em seus lucros, afirmou o Secretário do Comércio Howard Lutnick na sexta-feira (12).

“O presidente vai dizer aos fabricantes de medicamentos que eles não poderão vender aqui a menos que vendam lá fora a um preço mais alto. Parem de aceitar vender para eles a um preço tão baixo”, disse Lutnick na sexta-feira no programa “The Axios Show.”

As declarações de Lutnick são as mais recentes de uma série de pronunciamentos da administração Trump visando pressionar as empresas farmacêuticas a reduzirem os preços dos medicamentos para os americanos.

O principal esforço do presidente concentra-se em fazer com que as farmacêuticas ofereçam o mesmo preço nos EUA que praticam na Europa e em outros países similares, o chamado preço de “Nação Mais Favorecida”.

Trump tem repetidamente afirmado que os pacientes americanos estão subsidiando seus equivalentes em outros países. Em 2022, os americanos pagaram quase três vezes mais por medicamentos do que pessoas em países comparáveis.

No entanto, especialistas questionam a autoridade de Trump para ditar preços de medicamentos em outros países ou forçar empresas a venderem a determinados preços nos EUA. Qualquer determinação nesse sentido provavelmente enfrentaria ações judiciais.

Preços de “Nação Mais Favorecida”

Trump tentou impor o sistema de preços de “Nação Mais Favorecida” à indústria farmacêutica próximo ao fim de seu primeiro mandato, finalizando uma regra para um programa modelo no qual o Medicare pagaria esse preço por 50 medicamentos administrados em consultórios médicos.

Mas a iniciativa foi rapidamente bloqueada na justiça por motivos processuais e posteriormente revogada pela administração Biden.

Em maio, ele retomou o esforço com uma ordem executiva que advertia os fabricantes de medicamentos a oferecerem aos pacientes americanos o menor preço pago por um medicamento em um país similar ou enfrentar represálias.

Na ocasião, ele criticou a União Europeia por forçar as farmacêuticas a fornecerem seus produtos a preços baixos, dizendo: “o jogo acabou, desculpe.”

Insatisfeito com os resultados das negociações subsequentes entre a indústria e sua administração, Trump escreveu cartas no final de julho para 17 importantes CEOs do setor farmacêutico.

Nas cartas, Trump exigiu que os fabricantes estendessem os preços de “Nação Mais Favorecida” a todos os medicamentos fornecidos aos beneficiários do Medicaid e demandou que as empresas garantissem que Medicaid, Medicare e seguradoras do mercado comercial paguem tais preços para todos os novos medicamentos.

Além disso, ele pressionou as farmacêuticas a venderem certos medicamentos diretamente aos consumidores com preços de “Nação Mais Favorecida”, eliminando outros participantes da cadeia de suprimentos que podem manter os custos elevados.

Sua campanha de pressão ainda não produziu resultados significativos nos Estados Unidos. Mesmo assim, Trump promete impor tarifas sobre importações farmacêuticas, particularmente sobre medicamentos de marca mais caros.

Alguns especialistas do setor afirmaram que é mais provável que as farmacêuticas aumentem os preços em outros países do que os reduzam nos EUA.

No mês passado, a Eli Lilly anunciou que aumentaria o preço de seu medicamento para perda de peso Mounjaro no Reino Unido para poder reduzir seu custo nos Estados Unidos.

“Este reequilíbrio pode ser difícil, mas significa que os preços dos medicamentos pagos pelos governos e sistemas de saúde precisam aumentar em outros mercados desenvolvidos, como a Europa, para que possam ser reduzidos nos EUA”, disse a empresa em comunicado na ocasião.

A CNN entrou em contato com a Comissão Europeia e a Pharmaceutical Research and Manufacturers of America, principal associação comercial do setor, para comentários.

A PhRMA elogiou Trump no passado por pressionar governos estrangeiros a pagarem sua “parte justa pelos medicamentos. Os pacientes americanos não deveriam arcar com a conta da inovação global”.

Mas também alertou que forçar as farmacêuticas a venderem seus produtos a preços de “Nação Mais Favorecida” nos EUA prejudicaria o investimento em pesquisa.

Vasco x Ceará: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

0
vasco-x-ceara:-horario-e-onde-assistir-ao-jogo-do-brasileirao
Vasco x Ceará: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Vasco e Ceará medem forças neste domingo (14), às 20h30 (de Brasília), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida será disputada em São Januário, no Rio de Janeiro, e terá transmissão ao vivo pelo SporTV, Premiere e no tempo real do CNN Esportes.

Situação na tabela do Brasileirão

O duelo vale muito para a parte de baixo da tabela. Vasco e Ceará estão separados por apenas quatro pontos, ou seja, se configura um confronto direto na Colina Histórica.

O Cruz-maltino ocupa a 15ª posição, com 22 pontos, enquanto o Vozão está em 11º.

Onde assistir a Vasco x Ceará, pelo Brasileirão

Ficha técnica de Vasco x Ceará, pelo Brasileirão

  • Data: 14/09/2025
  • Horário: 20h30 (de Brasília)
  • Local: São Januário
  • Rodada: 23

Brasileirão: quem são os maiores campeões na era dos pontos corridos?

Os textos gerados por Inteligência Artificial na CNN Brasil são feitos com base em informações apuradas e checadas por jornalistas. Clique aqui para saber mais

São Paulo x Botafogo: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

0
sao-paulo-x-botafogo:-horario-e-onde-assistir-ao-jogo-do-brasileirao
São Paulo x Botafogo: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

São Paulo e Botafogo medem forças neste domingo (14), às 17h30 (de Brasília), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida será disputada no Morumbis, na capital paulista, e terá transmissão ao vivo pela TV Globo, Premiere e no tempo real do CNN Esportes.

Situação na tabela do Brasileirão

As duas equipes lutam por uma vaga na zona de classificação para a Libertadores. O Botafogo já está lá, ocupando a quinta posição na tabela com 35 pontos, em campanha de dez vitórias, cinco empates e cinco derrotas.

O São Paulo, por sua vez, tem três a menos e está em sétimo. Dessa forma, o duelo é um autêntico “jogo de seis pontos”.

Onde assistir a São Paulo x Botafogo, pelo Brasileirão

Ficha técnica de São Paulo x Botafogo, pelo Brasileirão

  • Data: 14/09/2025
  • Horário: 17h30 (de Brasília)
  • Local: Morumbis
  • Rodada: 23

Brasileirão: quem são os maiores campeões na era dos pontos corridos?

Os textos gerados por Inteligência Artificial na CNN Brasil são feitos com base em informações apuradas e checadas por jornalistas. Clique aqui para saber mais

Corinthians e Cruzeiro decidem o título do Brasileirão Feminino

0
corinthians-e-cruzeiro-decidem-o-titulo-do-brasileirao-feminino
Corinthians e Cruzeiro decidem o título do Brasileirão Feminino

Neste domingo, o Brasileirão Feminino conhecerá o campeão da temporada 2025. Corinthians e Cruzeiro se encontra, às 10h30, na Neo Química Arena, casa do Timão, para definir quem leva o título para casa.

3 imagensCorinthians despachou o São Paulo.Corinthians e Cruzeiro, finalistas do Brasileirão.Fechar modal.1 de 3

Cruzeiro eliminou o Palmeiras.

2 de 3

Corinthians despachou o São Paulo.

Alê Torres / Staff Images Woman / CBF3 de 3

Corinthians e Cruzeiro, finalistas do Brasileirão.

Alê Torres / Staff Images Woman / CBF

Leia também

O jogo de ida terminou com empate em 2 x 2 entre as equipes, na Arena Independência, em Belo Horizonte. O resultado reforçou o equilíbrio entre as Cabulosas e as Brabas.

O time do Corinthians busca o sexto título consecutivo Brasileirão, sétimo na história da competição. A equipe paulista conta com nomes de peso, como Vic Albuquerque e Andressa Alves.

Já o Cruzeiro segue em busca da taça inédita da primeira prateleira nacional. Entre as atletas que podem desequilibrar para o time mineiro estão Byanca Brasil, peça-chave durante a temporada, e Marília, destaque na semifinal contra o Palmeiras.

Brasileirão Feminino 2025 – final:

  • Corinthians x Cruzeiro – 10h30.
  • Local: Neo Química Arena, São Paulo.
  • Jogo de ida: Cruzeiro 2 x 2 Corinthians, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

 



Fonte: Metrópoles

Confira a agenda de jogos do Brasileirão neste domingo

0
confira-a-agenda-de-jogos-do-brasileirao-neste-domingo
Confira a agenda de jogos do Brasileirão neste domingo

A 23ª rodada do Campeonato Brasileiro continua neste domingo (14/9), com cinco jogos que podem influenciar as duas pontas da tabela. São Paulo x Botafogo e Juventude x Flamengo estão entre os principais destaques do dia.

4 imagensGiogian De Arrascaeta - Clube de Regatas do FlamengoJogo entre São Paulo e Bragantino.Vegetti, do VascoFechar modal.1 de 4

Danilo, do Botafogo.

Thiago Ribeiro/AGIF2 de 4

Giogian De Arrascaeta – Clube de Regatas do Flamengo

Ruano Carneiro/Getty Images3 de 4

Jogo entre São Paulo e Bragantino.

Ari Ferreira/Red Bull Bragantino4 de 4

Vegetti, do Vasco

Daniel Castelo Branco/Eurasia Sport Images/Getty Images

Leia também

Red Bull Bragantino x Sport

A primeira partida do dia é entre Red Bull Bragantino e Sport. As duas equipes se enfrentam às 11h, no estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista–SP.

O Bragantino é o 8º colocado do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos em 22 partidas disputadas. Na rodada anterior, o Massa Bruta foi goleado pelo Botafogo por 4 x 1. Nos últimos oito jogos, a equipe do interior paulista venceu apenas um, com sete derrotas. A situação liga um sinal de alerta no time.

Já o Sport ocupa a lanterna do campeonato. O time pernambucano tem apenas 10 pontos em 20 jogos. Com uma vitória nas últimas cinco partidas, o Leão da Ilha tenta se reerguer na competição e precisa do triunfo para iniciar a fuga contra o rebaixamento.

Atlético-MG x Santos

Mineiros e paulistas estão próximos da zona de rebaixamento e vencer é necessário para as duas equipes. Atlético-MG e Santos entram em campo às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Na rodada anterior, o Atlético-MG perdeu por 1 x 0 para o Vitória. Além disso, o Galo perdeu por 2 x 0 para o rival Cruzeiro e foi eliminado da Copa do Brasil na estreia do técnico Jorge Sampaoli.

A equipe do Santos está há três jogos sem vencer. O Peixe vem de empate por 0 x 0 com o Fluminense e aposta no craque Neymar para conquistar o resultado positivo fora de casa.

Juventude x Flamengo

Na zona de rebaixamento, o Juventude recebe o líder Flamengo, às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Os gaúchos venceram o último confronto, contra o Ceará, por 1 x 0.

Já o Flamengo tenta se manter dominante na ponta do Brasileirão. O Rubro-Negro está com 47 pontos em 21 partidas disputadas. São oito jogos sem perder na competição.

São Paulo x Botafogo

No estádio Morumbis, o São Paulo recebe o Botafogo às 17h30. O Tricolor Paulista está com 32 pontos e tenta encostar nos líderes da tabela do Brasileirão.

O Botafogo segue em situação semelhante ao adversário deste domingo. Com 35 pontos, o Glorioso também está na busca das primeiras colocações do campeonato.

Vasco x Ceará

Às 20h30, São Januário será o palco de Vasco x Ceará. O cruzmaltino vem embalado pela vitória por 3 x 2 sobre o Sport. Com 22 pontos, o Gigante da Colina quer se afastar da zona da degola.

O Ceará está no meio da tabela, com 26 pontos. Há três rodadas sem vencer, o Vozão quer o triunfo para não ficar próximo dos últimos colocados.

Confira os horários dos jogos deste domingo:

  • Red Bull Bragantino x Sport – 18h
  • Atlético-MG x Santos – 16h
  • Juventude x Flamengo – 16h
  • São Paulo x Botafogo – 17h30
  • Vasco x Ceará – 20h30

 



Fonte: Metrópoles

Vice do Inter garante permanência de Roger Machado para o Gre-Nal

0
vice-do-inter-garante-permanencia-de-roger-machado-para-o-gre-nal
Vice do Inter garante permanência de Roger Machado para o Gre-Nal

Após a goleada para o Palmeiras por 4 x 1, na noite deste sábado (13/9), pela 23ª rodada da Série A do Brasileirão, o vice-presidente de futebol do Internacional, José Olavo Bisol, garantiu a permanência de Roger Machado no clube para o clássico Gre-Nal, que acontece na próxima semana.

Roger é o nosso treinador, será no Gre-Nal. Futebol nos prega esses momentos difíceis. Ter resiliência, saber que a oportunidade se apresenta no clássico para dar a volta por cima“, comentou o membro da diretoria do Colorado.

3 imagensTécnico Roger MachadoJogadores do Palmeiras comemorando gol no Allianz ParqueFechar modal.1 de 3

Felipe Anderson em disputa de bola com atleta do Internacional

Riquelve Nata/Sports Press Photo/Getty Images2 de 3

Técnico Roger Machado

3 de 3

Jogadores do Palmeiras comemorando gol no Allianz Parque

A situação de Roger Machado no Internacional está abalada desde a eliminação para o Flamengo, na Libertadores. Torcedores do Colorado pediram a saída do treinador, porém, ele continua na equipe gaúcha. Nos últimos cinco confrontos, o clube gaúcho saiu com a vitória em apenas um, contra o Fortaleza.

Leia também

O Gre-Nal será realizado no próximo domingo (21/9), às 17h30, no Estádio Beira-Rio. O clássico é válido pela 24ª rodada da Série A do Brasileirão e marca momento instável no comando técnico das duas equipes gaúchas.



Fonte: Metrópoles

Acidente que Bruce Willis sofreu em filme pode ter acarretado demência

0
acidente-que-bruce-willis-sofreu-em-filme-pode-ter-acarretado-demencia
Acidente que Bruce Willis sofreu em filme pode ter acarretado demência

Emma Heming Willis, esposa de Bruce Willis, revelou que o ator sofreu um acidente durante as gravações do filme Duro de Matar. Segundo ela, tal acontecimento pode ter desencadeado um dos primeiros sintomas da demência frontotemporal no ator.

Na ocasião, durante as filmagens do icônico filme, Bruce Willis não usou proteção auditiva em uma das cenas e a omissão resultou em perda auditiva severa em um dos ouvidos do ator. Esse sintoma está diretamente ligado com a chance de desenvolver demência ao longo da vida.

“Isso tirou grande parte da audição dele. E, com o tempo, todos nós começamos a notar que ele não estava ouvindo bem. No começo, pensei que fosse só isso, que ele estava ficando mais velho”, lembrou ela.

3 imagensO ator Bruce Willis Bruce WillisFechar modal.1 de 3

O ator Bruce Willis

Reprodução2 de 3

O ator Bruce Willis

Reprodução3 de 3

Bruce Willis

Rich Fury/Getty Images

Leia também

Durante anos, a família e os colegas presumiram que a dificuldade em acompanhar conversas ou responder fluentemente estava relacionada ao acidente, mas em 2022, o ator foi diagnosticado com afasia. Posteriormente, veio o diagnóstico de demência frontotemporal.

Em seu novo livro, Emma e Bruce Willis: A Jornada Inesperada, a esposa do astro de Hollywood conta como começou a notar mudanças no comportamento do marido como distanciamento, falta de empatia e reaparecimento da gagueira. “Tudo parecia estranho. Nosso relacionamento não era mais o mesmo, nossas conversas não fluíam como antes”, escreveu ela.



Fonte: Metrópoles

China não participa de guerras nem as planeja, diz ministro

0
china-nao-participa-de-guerras-nem-as-planeja,-diz-ministro
China não participa de guerras nem as planeja, diz ministro

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou neste sábado (13) que Pequim não participa de guerras nem as planeja. A fala acontece após o pedido dos EUA para que aliados impusessem tarifas aos compradores de petróleo russo.

“A guerra não pode resolver problemas, e as sanções apenas os complicam”, disse Wang Yi em uma coletiva de imprensa conjunta com seu colega esloveno na capital da Eslovênia, Liubliana, de acordo com uma declaração de seu ministério.

A medida do governo Trump visa enfraquecer Moscou e colocar fim à guerra da Rússia na Ucrânia. Washington impôs tarifas à Índia pela compra de cargas russas, mas se absteve de penalizar a China, que considera a Rússia um parceiro estratégico “para todas as condições”.

Entenda a guerra na Ucrânia

A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território do país vizinho.

Ainda em 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, decretou a anexação de quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

Os russos avançam lentamente pelo leste e Moscou não dá sinais de abandonar seus principais objetivos de guerra. Enquanto isso, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pressiona por um acordo de paz.

A Ucrânia tem realizado ataques cada vez mais ousados dentro da Rússia e diz que as operações visam destruir infraestrutura essencial do Exército russo.

O governo de Putin, por sua vez, intensificou os ataques aéreos, incluindo ofensivas com drones.Os dois lados negam ter como alvo civis, mas milhares morreram no conflito, a grande maioria deles ucranianos.

Acredita-se também que milhares de soldados morreram na linha de frente, mas nenhum dos lados divulga números de baixas militares.

Os Estados Unidos afirmam que 1,2 milhão de pessoas ficaram feridas ou mortas na guerra.