Home Blog

Honrado com recepção no Acre, Lula destaca gesto de Gladson para mais de 30 milhões de seguidores

0

o presidente Lula foi recebido no Acre como o estadista que   é e com todas as honras do governo do Estado pelo governador Gladson Camelí, bem diferente de Rondônia onde o governador fez questão de se ausentar da agenda.

E Lula soube reconhecer e agradecer a receptividade de Camelí, com amplo destaque em suas redes sociais desde o momento que desembarcou até o anúncio de investimento bilionário no estado

O governante acreano foi o protagonista das fotos e stories, que mostram a plena sintonia entre os dois.

Gladson retribuiu, sem se importar com comentários odiosos de alguns nas redes sociais segundo os quais o governador devia ser indiferente. Cameli esteve mais presente nas redes sociais do presidente do que muitos petistas, incluindo o presidente da Apex, Jorge Viana.

Os 14 milhões de seguidores de Lula no Instagram, os  10 milhões no X e outros milhões na Fan Pagé do Facebook eram informados sobre a histórica parceria institucional simultaneamente à transmissão do YouTube ao vivo em cadeia mundial.

Talvez porque o discurso de Gladson na solenidade, assim como sua participação na agenda, tenha sido de respeito e reconhecimento a todo o trabalho que Lula tem feito em favor do Acre muito antes de ser presidente.

Gladson, aliás, foi muito elogiado nas redes sociais,inclusive pela ex-deputada Perpétua Almeida por sua posição de estadista e também pela população e influenciadores digitais conhecidos.

Nos bastidores os petistas também elogiaram a postura do governador, que a exemplo de Lula, também destacou a visita em suas redes sociais que contam com mais de 190 mil seguidores.

RJ deve superar 2 milhões de turistas estrangeiros em 2025

0
rj-deve-superar-2-milhoes-de-turistas-estrangeiros-em-2025
RJ deve superar 2 milhões de turistas estrangeiros em 2025

Entre janeiro e julho de 2025, 1.324.515 turistas estrangeiros desembarcaram no Rio de Janeiro, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Turismo.

O número representa um crescimento de 52% em relação ao mesmo período de 2024 e corresponde a 86,7% do total registrado ao longo de todo o ano passado, quando o RJ recebeu 1,528 milhão de visitantes internacionais.

A meta estabelecida para 2025 é de 1,8 milhão de turistas estrangeiros. Mantido o ritmo atual, a projeção da Secretaria é que o número ultrapasse os 2 milhões até o fim do ano.

O governador Cláudio Castro (PL) afirmou que o desempenho representa mais oportunidades econômicas para o estado.

“Só nos primeiros sete meses deste ano, recebemos mais de 1,3 milhão de visitantes estrangeiros, o que significa mais emprego, mais renda e mais oportunidades para os fluminenses”, destacou Castro.

O mês de julho de 2025 registrou 170.481 visitantes internacionais, alta de 57,7% em comparação a julho de 2024. O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, disse que o resultado se deve a investimentos em infraestrutura e segurança.

“Mais do que um recorde histórico, isso mostra que o Rio voltou a figurar entre os principais destinos do mundo”, enfatizou o secretário.

Confira os principais países de origem dos turistas que mais procuraram o Rio de Janeiro entre janeiro e julho de 2025

  1. Argentina – 493.342;
  2. Chile – 225.376;
  3. Estados Unidos – 138.669;
  4. Uruguai – 59.470;
  5. França – 51.263;
  6. Reino Unido – 35.260;
  7. Colômbia – 30.553;
  8. Portugal – 29.862;
  9.  Alemanha – 26.929;
  10. Itália – 20.595.

Gyökeres marca o primeiro gol com a camisa do Arsenal; veja

0
gyokeres-marca-o-primeiro-gol-com-a-camisa-do-arsenal;-veja
Gyökeres marca o primeiro gol com a camisa do Arsenal; veja

Viktor Gyökeres, uma das contratações mais badaladas do futebol europeu, deu um belo cartão de visitas na estreia pelo Arsenal jogando no Emirates Stadium.

Neste sábado (9), contra o Athletic Bilbao, na final da Emirates Cup (torneio de pré-temporada), o atacante sueco marcou pela primeira vez com a camisa dos Gunners.

No primeiro tempo do confronto, Gyökeres recebeu cruzamento de Zubimendi, outra novidade do Arsenal para a temporada, e cabeceou para o fundo do gol.

O atacante sueco fez a tradicional comemoração, colocando as mãos no rosto formando uma espécie de máscara. A celebração já viralizou entre os torcedores do clube londrino.

Contratação de Gyökeres

Viktor Gyökeres foi anunciado pelo Arsenal no dia 26 de julho, após longa novela com o Sporting-POR. O novo camisa 14 dos Gunners foi contratado por cerca de R$ 411,6 milhões, além de outros R$ 65,3 milhões em bonificações por metas.

O atacante sueco brilhou nas duas últimas temporadas com a camisa do clube de Lisboa, marcando impressionantes 97 gols em 102 partidas, conquistando dois títulos consecutivos da primeira divisão portuguesa, além de uma Taça de Portugal.

Ele foi o artilheiro do campeonato nas duas campanhas, além de ter marcado 12 gols nos últimos 17 jogos pela seleção da Suécia.

A contratação foi celebrada por Mikel Arteta, treinador do Arsenal:

“Viktor tem um histórico impressionante de regularidade e gols. É rápido, forte e tem excelente movimentação dentro da área. Estamos animados com o que ele pode agregar à nossa equipe”, disse.

Japão teve maior queda populacional da história em 2024

0
japao-teve-maior-queda-populacional-da-historia-em-2024
Japão teve maior queda populacional da história em 2024

O declínio acentuado da população do Japão não mostra sinais de desaceleração, com o país registrando uma redução de mais de 900 mil pessoas no ano passado – a maior queda anual já registrada, segundo dados do governo.

Os dados, divulgados pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações na quarta-feira (6), mostraram que o número de cidadãos japoneses diminuiu em 908.574 em 2024, reduzindo a população total para 120 milhões.

Desde que atingiu o pico de 126,6 milhões em 2009, a população tem diminuído por 16 anos consecutivos, afetada por diversos fatores, como problemas econômicos e normas de gênero profundamente enraizadas.

Com a população de cidadãos japoneses destinada a continuar despencando nas próximas décadas, o país sentirá o impacto em seus sistemas de aposentadoria e saúde, além de outras infraestruturas sociais que são difíceis de manter com uma força de trabalho em declínio.

O governo tem tentado combater o declínio há mais de uma década, com esforços se intensificando nos últimos anos. As medidas vão desde oferecer assistência para habitação e novos nascimentos até incentivar os pais a tirarem licença-paternidade.

Mas a cada ano, menos bebês nascem e mais mortes são registradas – um ciclo vicioso e um sintoma de uma população que envelhece cada vez mais. A proporção de idosos é muito alta – representando quase 30% de toda a população, segundo os novos dados – enquanto a proporção de adultos jovens, em idade fértil e ativa, diminui continuamente.

O ano passado não foi exceção. O número de nascimentos registrados, apenas 687.689, foi o mais baixo desde o início dos registros em 1968 – enquanto o número de mortes, em quase 1,6 milhão, foi o mais alto já registrado.

A população em idade ativa, definida entre 15 e 64 anos, representou apenas 59% da população no Japão no ano passado – muito abaixo da média global de 65%, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Esse declínio vem se desenvolvendo há décadas, devido à consistentemente baixa taxa de fertilidade do Japão desde os anos 1970. Por causa disso, sociólogos e demógrafos afirmam que não há solução rápida – e não é reversível.

Mesmo se o Japão conseguir aumentar sua taxa de fertilidade drástica e imediatamente, sua população continuará diminuindo por pelo menos mais algumas décadas até que a proporção desequilibrada entre jovens e idosos se equilibre, e os bebês que estão nascendo agora atinjam a idade fértil.

Os imigrantes são a solução?

Especialistas apontaram o alto custo de vida do Japão, a economia e os salários estagnados, o espaço limitado e a cultura de trabalho exigente como razões pelas quais menos pessoas estão optando por namorar, casar ou ter filhos.

Para as mulheres, os custos econômicos não são o único fator desencorajador. O Japão continua sendo uma sociedade altamente patriarcal onde se espera que as mulheres casadas assumam o papel de cuidadoras, apesar dos esforços do governo para envolver mais os maridos. Pais solteiros são muito menos comuns no Japão do que em muitos países ocidentais.

Muitas dessas questões também afetam outras nações do Leste Asiático com seus próprios problemas populacionais, incluindo China e Coreia do Sul.

Uma possível solução, apontada por especialistas, seria preencher a lacuna recebendo mais imigrantes – um tópico controverso no Japão, um país majoritariamente conservador que se percebe como etnicamente homogêneo. Residentes estrangeiros e cidadãos japoneses de etnia mista há muito tempo se queixam de xenofobia, racismo e discriminação.

Mas o governo tem se inclinado para essa opção, lançando um novo visto para nômades digitais e elaborando um novo plano para qualificar trabalhadores estrangeiros. E há sinais de que isso pode estar surtindo efeito; o número de residentes estrangeiros no Japão aumentou mais de 10% no ano passado, atingindo um recorde de 3,6 milhões de pessoas, segundo os novos dados.

De acordo com modelos governamentais, que foram revisados mais recentemente em 2023, a população do Japão cairá 30% até 2070 – mas até lá, “o ritmo do declínio populacional deverá diminuir ligeiramente, principalmente devido ao aumento da migração internacional.”

João Fonseca: confira onde assistir o brasileiro no Masters de Cincinnati

0
joao-fonseca:-confira-onde-assistir-o-brasileiro-no-masters-de-cincinnati
João Fonseca: confira onde assistir o brasileiro no Masters de Cincinnati

Após vencer o chinês Bu Yunchaokete, João Fonseca volta às quadras do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos, neste sábado (9/8). O rival será o espanhol Alejandro Davidovich Fokina. A partida deve começar às 16h.

O brasileiro, atual número 52 do mundo, venceu na estreia por 2 sets a 1, parciais de 4 x 6, 6 x 2 e 7 x 5. O rival na fase de 64 ocupa a 18ª posição no ranking da ATP e fará o primeiro jogo na competição.

3 imagensJoão Fonseca havia ganhado por 3 x 1 na rodada anteriorFonseca encara espanhol na próxima fase.Fechar modal.1 de 3

Fonseca é o melhor brasileiro no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP)

Michele Eve Sandberg/Icon Sportswire via Getty Images2 de 3

João Fonseca havia ganhado por 3 x 1 na rodada anterior

Mike Hewitt/Getty Images3 de 3

Fonseca encara espanhol na próxima fase.

Charlie Crowhurst/Getty Images for LTA

Aos 26 anos, Fokina acumula três vices na temporada, em Washington, Acapulco e Delray Beach. O terreno dos torneios é o mesmo da partida deste sábado. Por conta do ranking, o espanhol surge como favorito no confronto.

João Fonseca é o número 1 do Brasil na ATP e tenta melhorar o retrospecto contra adversários do Top 20. Até agora, foram apenas três vitórias em nove jogos.

Onde assistir

O confronto entre João Fonseca e Alejandro Davidovich Fokina, pela 2ª rodada do Master 1000 de Cincinnati, terá transmissão ao vivo na TV fechada (Espn) e por streaming (Disney +).



Fonte: Metrópoles

Time sem divisão deve receber milhões após Palmeiras vender jogador

0
time-sem-divisao-deve-receber-milhoes-apos-palmeiras-vender-jogador
Time sem divisão deve receber milhões após Palmeiras vender jogador

O Palmeiras está prestes a vender o lateral-esquerdo Vanderlan, por R$ 44,5 milhões, para o Bragantino. Entretanto, não é só o Alviverde que vai aproveitar o valor da transferência. A Jacuipense-BA conta com uma fatia dos direitos do atleta e deve receber R$ 8,9 milhões.

O jovem jogador de Brumado, na Bahia, fez a base no clube baiano, entre 2015 e 2017, e depois assinou com o time de Abel Ferreira, onde também se profissionalizou. Na atual temporada, Vanderlan disputou apenas três jogos.

Leia também

Atualmente, a Jacuipense ocupa a 94ª posição no ranking da CBF. O clube já garantiu vaga para a Série D de 2026, após cair na semifinal do Campeonato Baiano em 2025. O clube até venceu o Bahia no primeiro jogo, mas foi goleado por 5 x 0 no segundo e ficou fora da decisão.

O único título do time de Riachão de Jacuípe é a segunda divisão baiana de 1989. O Leão Grená disputou a Série C em 2021, mas terminou rebaixado após o fim da primeira fase.

No ano passado, a Jacuipense-BA disputou a quarta divisão nacional e se classificou após o terceiro lugar no grupo. Porém, no mata-mata, o clube foi eliminado pelo Iguatu-CE.



Fonte: Metrópoles

Torcida do Corinthians protesta em votação de impeachment: “Augusto, vaza”

0
torcida-do-corinthians-protesta-em-votacao-de-impeachment:-“augusto,-vaza”
Torcida do Corinthians protesta em votação de impeachment: “Augusto, vaza”

Neste sábado (9), os sócios do Corinthians decidirão o futuro de Augusto Melo na presidência do clube.

A partir das 9h (de Brasília), os associados começaram a votar sobre o impeachment do dirigente, em reunião no Parque São Jorge, sede social do Timão. O pedido deriva de uma série de denúncias e do “Caso VaideBet“, no qual o dirigente afastado é réu.

 

Durante a assembleia geral dos sócios que define o impeachment ou não de Augusto Melo, torcedores do Corinthians expuseram faixas de protesto contra o presidente afastado na entrada do Parque São Jorge.

“Augusto, para o bem do Corinthians, vaza”.

“Dirigentes e ex-dirigentes, vocês acabaram com o Corinthians”.

“Quem traiu o Corinthians vai pagar”.

“Conselheiros, façam pelo Corinthians”.


Torcedores do Corinthians protestam em votação de impeachment de Augusto Melo
Torcedores do Corinthians protestaram com faixas em votação de impeachment de Augusto Melo • Foto: Raul Moura/ CNN

Afastado do cargo desde o dia 26 de maio, Augusto Melo terá seu futuro definido neste sábado.

Caso a maioria dos sócios votem pelo “sim”, aprovando o impeachment, o mandatário perderá seu cargo permanentemente dentro do Corinthians.

Entre 9h e 17h no Parque São Jorge, os aptos a votar deverão comparecer ao Ginásio Wlamir Marques para optar pela permanência do dirigente ou pela destituição total do cargo.

Ministro: China quer ampliar relação com Brasil em meio ao tarifaço

0
ministro:-china-quer-ampliar-relacao-com-brasil-em-meio-ao-tarifaco
Ministro: China quer ampliar relação com Brasil em meio ao tarifaço

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse durante o Seminário Esfera Infra que a China e outros países asiáticos querem ampliar suas relações comerciais com o Brasil em meio ao tarifaço dos Estados Unidos.

O evento acontece no Recife neste sábado (9).

Ainda sobre a resposta às medidas de Donald Trump, o ministro destacou esforços do Ministério da Agricultura para abertura de novos mercados para os produtos brasileiros: quase 400 até este ponto do mandato. Também disse que o setor privado acelera o processo de diversificação de destinos as suas mercadorias.

Silvio Costa Filho criticou o tarifaço da Casa Branca, contestou a imposição de taxas enquanto o Brasil tem déficit comercial com os Estados Unidos e afirmou que as motivações de Donald Trump são políticas e não comerciais.

“O que estamos vendo agora é que, em menos de oito meses, o presidente Trump pode levar os Estados Unidos à recessão e ao desemprego e prejudica a economia mundial. O que ele faz é um desrespeito à agenda internacional, e o Brasil sendo prejudicado por essas decisões tomadas”, disse.

Como mostrou a CNN, no evento o ministro recebeu da Esfera Brasil um estudo que propõe um modelo “modernizado” de ponte aérea no Brasil, a partir de um sistema flexível de tarifas e solução extrajudicial de conflitos, a fim de aumentar a eficiência do setor.

A principal característica deste novo sistema seria substituir penalidades por alterações de voos por um contrato com remarcação gratuita. A ideia é diminuir riscos para o consumidor, representando uma espécie de “seguro” contra imprevistos.

Como a economia brasileira deve ser afetada com o tarifaço de Trump?

Susana Vieira diz que quase entrou em depressão após perda de cachorros

0
susana-vieira-diz-que-quase-entrou-em-depressao-apos-perda-de-cachorros
Susana Vieira diz que quase entrou em depressão após perda de cachorros

Aos 82 anos, Susana Vieira disse que quase entrou em depressão após enfrentar a perda de três dos seus cinco cachorros entre 2024 e 2025.

A atriz participou do programa “É De Casa”, da TV Globo, neste sábado (9), e falou sobre o assunto com a apresentadora Maria Beltrão.

 

“Eu, este ano, quase entrei em depressão. A minha depressão é alegre. Mas a gente fica triste, fica com depressão, vivendo esse mundo de maluquice. Eu perdi num ano três [cachorros], eram os meus yorkshires. Primeiro foi o William Shakespeare, depois a Stéphanie de Mônaco e depois o Bob Dylan”, contou Susana Vieira.

“Eles morreram sucessivamente. Eu nunca fiquei tão vazia na minha vida. Saí em turnê pelo Brasil com a minha peça, mas chegava em casa e não tinha alguém pra me esperar. Podia botar 30 bofes bonitos, 60 mil rosas, e eu não queria, eu só queria um cachorro com o rabinho abanando. Eu sinto que hoje eu só vou ser feliz se eu tiver mais cachorro”, completou ela.

William Shakespeare se foi em agosto de 2024. Susana lamentou a morte da cadela Stéphanie em fevereiro deste ano. Em maio, a artista deu adeus a Bob Dylan.

Conviver com cães e gatos pode frear declínio cognitivo após 50 anos

 

Estudo: atividade física melhora a função cognitiva em todas as idades

0
estudo:-atividade-fisica-melhora-a-funcao-cognitiva-em-todas-as-idades
Estudo: atividade física melhora a função cognitiva em todas as idades

Praticar qualquer tipo de atividade física — independentemente da intensidade, idade ou condição de saúde — contribui para melhorar as funções cognitivas, como memória, atenção e raciocínio.

A conclusão é de uma ampla revisão de estudos conduzida por pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália e publicada recentemente no British Medical Journal.

Os autores revisaram 133 trabalhos, envolvendo mais de 200 mil participantes, que avaliavam como diferentes tipos e intensidades de exercícios impactam funções como memória e atenção. Os resultados comprovam benefícios inclusive com atividades de intensidade baixa ou moderada, que podem aparecer em um período de um a três meses.

Modalidades como ioga e tai chi chuan tiveram maior impacto em memória, e até os chamados exergames — jogos eletrônicos que combinam atividade física com entretenimento digital — apresentaram benefícios. Para os pesquisadores, a atividade física pode ajudar também a combater o declínio cognitivo.

“Essa relação entre exercício e melhora da cognição já era apontada por diversos estudos anteriores, mas o novo artigo reforça essa evidência de forma bastante sólida”, analisa o profissional de educação física Brendo Faria Martins, especialista em fisiologia do exercício do Espaço Einstein Esporte e Reabilitação, do Einstein Hospital Israelita.

Leia também

Nas crianças e nos adolescentes, uma rotina ativa foi associada também a ganhos na memória. Já em pessoas com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), foi possível notar melhora no foco e na redução da impulsividade.

Segundo Faria, esses benefícios podem ser explicados por uma combinação de fatores fisiológicos e cognitivos. “Do ponto de vista fisiológico, o exercício estimula a liberação de substâncias como o BDNF [Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro, proteína que desempenha um papel crucial no crescimento, desenvolvimento e na manutenção dos neurônios], que favorecem a neuroplasticidade, o crescimento de novas conexões entre neurônios e o aumento da vascularização cerebral”, diz.

Em termos cognitivos, muitas modalidades, como tai chi e os exergames, exigem atenção, tomada de decisão, memorização de movimentos e coordenação motora. E essa demanda cognitiva durante a prática parece potencializar os efeitos do exercício sobre o cérebro, contribuindo para melhorias mais consistentes. “Em outras palavras, não é apenas o corpo que está ativo — o cérebro também é estimulado durante esses tipos de atividades”, resume o profissional do Einstein.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles