Depois da vitória alvinegra na partida de ida por 1 a 0, Palmeiras e Corinthians voltam a se enfrentar às 21h30 desta quarta-feira (6), pela rodada de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O palco do Dérbi vai ser a casa palestrina, o Allianz Parque.
Inaugurado com vitória do Sport sobre os donos da casa, por 1 a 0, em 19 de novembro de 2014, quando substituiu o Parque Antarctica, o local vai receber o principal clássico paulistano pela 16ª vez na história.
Curiosamente, o retrospecto é equilibrado, apesar de ligeiramente favorável aos palmeirenses: os donos da casa venceram seis vezes e perderam outras cinco; houve ainda quatro empates. Os palestrinos levam a melhor ainda no número de gols marcados: 18 a 14.
O primeiro encontro no Allianz Parque foi válido pelo Campeonato Paulista de 2015. Em 8 de fevereiro daquele ano, os corintianos ganharam por 1 a 0, com gol de Danilo após Petros aproveitar trapalhada de Vitor Hugo na saída de bola.
Outra curiosidade é que os alvinegros jamais foram derrotados em partidas de mata-mata no local. O primeiro duelo aconteceu em 8 de abril de 2018, quando o Corinthians venceu por 1 a 0, com gol de Rodriguinho, e fez 4 a 3 nos pênaltis para ficar com o bicampeonato consecutivo do Paulistão.
Já em 8 de agosto de 2020, Jô, de pênalti, empatou o clássico no último lance após ser derrubado dentro da área por Gustavo Gómez, fazendo 1 a 1. Mas, nos pênaltis, o Palmeiras ganhou por 4 a 3, ficou com o título estadual e impediu o tetracampeonato consecutivo dos arquirrivais no Paulistão.
Mais recentemente, em 16 de março deste ano, Yuri Alberto marcou o gol da vitória visitante na final do Paulistão e encaminhou o título corintiano — a conquista seria assegurada com empate sem gols na Neo Química Arena.
Palmeiras x Corinthians no Allianz Parque:
- 15 jogos
- 6 vitórias do Palmeiras
- 4 empates
- 5 vitórias do Corinthians
- 18 gols do Palmeiras
- 14 gols do Corinthians
Números: Sofascore
Copa do Brasil: quem são e quantos títulos têm os campeões do torneio