5 hábitos simples que melhoram a memória e o foco, segundo a ciência

A neurociência tem mostrado que pequenas ações cotidianas podem melhorar significativamente nossa capacidade de aprender e lembrar informações. Vários estudos corroboram com essa tese. Confira cinco hábitos simples, mas cientificamente eficazes, para melhorar as atividades do cérebro.

Ações como repetir informações em voz alta ou descansar por dois minutos com os olhos fechados ativam áreas específicas do cérebro envolvidas na consolidação da memória. As estratégias não exigem grandes investimentos nem mudanças radicais na rotina, mas podem trazer ganhos expressivos na produtividade, foco e retardação de conteúdo.

Leia também

Falar em voz alta

Segundo um estudo publicado na Revista de Psicologia Experimental, repetir uma informação em voz alta, ou até mesmo movendo os lábios, ajuda a fixar o conteúdo. Essa verbalização ativa mais áreas do cérebro do que a leitura silenciosa, o que facilita o armazenamento da informação.

Revisar mentalmente

Cientistas afirmam em um artigo publicado pelo The Journal of Neuroscience que após aprender algo novo, revisar mentalmente o conteúdo por 40 segundos fortalece a memória. Essa técnica aumenta significativamente as chances de lembrar das informações até duas semanas depois.

ilustração de exercício para o cérebro - Metrópoles. Falar em voz alta, dormir bem e revisar mentalmente podem ajudar a memória e o foco.

Faça previsões

Inicialmente parece estranho, mas a neurociência explica. Segundo um artigo publicado no Canadian Journal of Experimental Psychology, fazer uma autoavaliação perguntando para si “será que vou lembrar disso depois?” aumenta em até 50% as chances de se lembrar daquilo.

Fechar os olhos e descansar por 2 minutos

Os cientistas chamam essa prática de “momento offline” para que o cérebro possa processar o que foi aprendido. De acordo com o material divulgado na Nature Reviews Psychology, é como se você estivesse acelerando os benefícios do sono, fortalecendo a memória.

Dormir bem

Divulgados na Psychological Science, estudos mostram que ter um sono de qualidade consolida a memória com mais eficiência. O aprendizado é melhor absorvido quando se dorme bem.

A prática consistente desses passos pode transformar a forma como aprendemos e memorizamos informações no dia a dia. Em um mundo hiperconectado e cheio de distrações, estratégias simples como essas se tornam aliadas valiosas para manter o foco e aprimorar o desempenho intelectual. Além disso, são práticas acessíveis a qualquer pessoa, independente de idade ou nível financeiro.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Trump congela recursos da Universidade da Califórnia por “antissemitismo”

O governo Trump congelou US$ 584 milhões em financiamento federal para a Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, nesta quarta-feira (7), após o governo repreender a universidade pelos protestos...

Vasco: após ameaça de sequestro, presidente Pedrinho circula com segurança

Na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Vasco derrotou o CSA por 3 a 1, nesta quinta-feira (7),...

Colômbia ameaça Peru com litígio por território na fronteira com o Brasil

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse nesta quinta-feira (7) que denunciará o Peru em tribunais internacionais se os países não chegarem a um...