Operação mira rede que fraudava Uber com perfis criados por IA no Rio

A DDEF (Delegacia de Defraudações) desencadeou, nesta quarta-feira (13), a Operação Rota Falsa, com o objetivo de desarticular uma sofisticada rede criminosa responsável por aplicar golpes contra a plataforma Uber.

Cinco mandados de busca e apreensão foram expedidos contra os integrantes do esquema, que provocou prejuízos expressivos à empresa de tecnologia.

Segundo a Polícia Civil, o grupo explorava uma vulnerabilidade no sistema de pagamentos via PIX da Uber. Utilizando contas falsas, criadas por uso de inteligência artificial, tanto para motoristas quanto para usuários, os criminosos simulavam corridas com várias paradas, inflando o valor final da viagem.

Ao fim do trajeto, a Uber repassava ao motorista o valor integral, incluindo as paradas extras. Contudo, o pagamento adicional não era quitado pelo falso usuário, que abandonava a conta, deixando a dívida para a plataforma.

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e recuperar os valores desviados, além de reforçar os mecanismos de segurança contra fraudes digitais.

(Reportagem em atualização)

Ancelotti marca presença no Maracanã para acompanhar Flamengo x Inter

Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti marca presença no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, para acompanhar Flamengo x Internacional pela ida das oitavas de final da Copa...

Ex-ministro da Defesa nega integrar plano de golpe e pede absolvição ao STF

A defesa do ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira pediu sua absolvição em alegações finais enviadas pela defesa ao STF (Supremo Tribunal Federal)...

Bolívar vence Cienciano na altitude e larga em vantagem na Sul-Americana

O Bolívar venceu o Cienciano por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (13), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, pelo jogo de...