Indústria química prevê impacto “lento” do tarifaço nos empregos do setor

A Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) avalia que os efeitos da tarifa de 50% sobre o setor se darão de forma mais lenta. No entanto, a entidade avalia que o cenário exige monitoramento constante.

“O setor, que emprega mão de obra altamente qualificada, tende a registrar impactos sobre o emprego de forma mais lenta, mas o cenário exige monitoramento constante. A dimensão inédita do pacote exige acompanhamento para avaliar se será suficiente ou se será necessária uma segunda fase”, diz em nota.

Na avaliação da Abiquim, o plano “Brasil Soberano” contra o tarifaço é positivo, mas ainda é necessário que o governo avance nas negociações com os Estados Unidos para ampliar a lista de exceções.

“A Abiquim seguirá colaborando ativamente para que os recursos e instrumentos previstos no Plano Brasil Soberano alcancem, de forma ágil e eficaz, as empresas mais impactadas, e defenderá a ampliação das negociações internacionais para excluir mais produtos químicos da tarifa, reduzindo os prejuízos e garantindo a continuidade de uma parceria comercial que é estratégica para os dois países”, afirma.

A entidade também defende a implementação de outras medidas para mitigar os impactos da tarifa no setor, como a aprovação de direitos provisórios em medidas antidumping atualmente em análise na Camex, a renovação e a inclusão de novos produtos químicos na lista de Desequilíbrios Comerciais Conjunturais do Mercosul.

“É fundamental que as negociações bilaterais avancem com base em critérios técnicos e econômicos, longe de motivações geopolíticas, preservando a integração produtiva e a resiliência das cadeias de suprimento”, afirma André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim.

Para a entidade, caso as tarifas sejam mantidas, será necessário buscar novos mercados para evitar perdas maiores.

Criptomoedas: bitcoin opera em baixa, com realização de lucros após recorde

O bitcoin opera em baixa nesta quinta (14) com realização de lucros após o ativo renovar seu recorde histórico, ultrapassando a marca de US$...

NBA divulga calendário da temporada 2025-26 e estreia novo acordo; entenda

A NBA divulgou nesta quinta-feira (14) o calendário da temporada regular 2025-26, destacando confrontos de destaque e marcando o início de seu novo acordo...

Ouro fecha em queda pressionado por Treasuries e dólar

O contrato mais líquido do ouro fechou em queda, pressionado pelo dólar forte e pelos juros dos Treasuries, que sobem na esteira de expectativas...