Chega de mistério: eis a nova Ram Dakota, picape média que chega no próximo ano para encarar Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. O modelo será produzido na fábrica da Stellantis em Córdoba, Argentina, e será o segundo veículo a sair do hub regional dedicado a picapes.
A prévia do projeto foi apresentada como o conceito Dakota Nightfall. O carro tem elementos que deverão inspirar a versão de produção, mas com uma “licença poética” para chamar atenção da novidade. O novo carro é derivado da Fiat Titano e Peugeot Landtrek, ambos produzidas na mesma planta argentina. No entanto, a Dakota terá personalidade própria.
O conceito Nightfall apresenta a tradicional grade da Ram com o nome centralizado e iluminada por uma linha de LED liga os faróis. Por sinal, os faróis têm o visual típico da marca. O capô, de perfil esportivo, integra uma entrada de ar superior iluminada por três pontos de luz âmbar.
O para-choque dianteiro incorpora gancho de reboque, guincho elétrico e protetor inferior, com acabamentos em tom bronze exclusivo. Entre os equipamentos, destacam-se suspensão elevada com componentes Fox®, pneus todo-terreno de 33 polegadas e rodas de liga leve de 18”. Todo esse reforço visa mascara um pouco a vista lateral, semelhante à da Titano.
Na parte traseira, a nova Dakota ostenta lanternas em LED e emblema da Ram centralizado na tampa. O sistema luminoso conta com estética exclusiva em relação à Titano.

A nova Dakota será produzida sobre plataforma adaptada para o segmento das picapes médias, posicionando-se abaixo da Ram 1500 e acima da Rampage. Ainda não foram divulgadas informações técnicas sobre motorização, transmissão ou versões disponíveis.
Todavia, a nova Dakota deverá ter o motor 2.2 turbodiesel de 200 cavalos e 450 Nm de torque, associado a um câmbio automático ZF de oito marchas. Esse powertrain é o mesmo utilizado pela Fiat Titano, Ram Rampage e Fiat Toro.
Não foram reveladas imagens do interior da nova picape. A expectativa é de que a Ram crie um novo painel mais luxuoso em relação à Titano. Esse interior deverá ser inspirado na nova Changan Hunter que aposta em telas digitais e perfil mais hightech.