A Fórmula 1 já trabalha nos ajustes finais para a grande reformulação técnica prevista para 2026, que inclui alterações nos motores e no desenho dos carros. A expectativa da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) é que os novos veículos sejam mais lentos no início, mas se desenvolvam rapidamente ao longo da temporada.
Segundo Nicholas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, simulações iniciais indicam que as voltas podem ficar entre um e dois segundos e meio mais lentas. Ele ressalta, porém, que nem todas as equipes enviaram dados completos sobre seus projetos e que o cenário pode variar.
“As equipes desenvolverão os carros rapidamente. Em breve, ninguém reclamará que eles estão muito lentos. Não estamos no nível da Fórmula 2”, afirmou.
A mudança mais profunda estará nas unidades de potência, que seguem híbridas, mas com arquitetura simplificada. O sistema MGU-H, responsável por recuperar energia dos gases de escape, será eliminado. Para equipes com dificuldades na adaptação, a FIA promete mecanismos de compensação.
O regulamento também altera a aerodinâmica. Os carros serão menores, perderão o DRS com abertura variável e passarão a ter asas traseiras fixas de design mais simples. Em contrapartida, as asas dianteiras serão móveis, permitindo ajustes diferentes para retas e curvas. O efeito solo será reduzido com a adoção de um assoalho parcialmente plano, diminuindo a geração de pressão aerodinâmica pela parte inferior do carro.
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1 de 21Equipes revelam carros para a temporada 2025 • Divulgação / RBR; Ferrari; McLaren
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2 de 21Carro da McLaren para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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3 de 21Carro da McLaren para a temporada 2025 • Divulgação / McLaren
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4 de 21Carro da Ferrari para a temporada 2025 • Divulgação / Ferrari
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5 de 21Carro da Ferrari para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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6 de 21Carro da RBR para a temporada 2025 • Divulgação /RBR
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7 de 21Carro da RBR para a temporada 2025 • Divulgação / RBR
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8 de 21Carro da Mercedes para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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9 de 21Carro da Mercedes para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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10 de 21Carro da Aston Martin para a temporada 2025 • Divulgação / Aston Martin
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11 de 21Carro da Aston Martin para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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12 de 21Carro da Alpine para a temporada 2025 • Divulgação / Alpine
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13 de 21Carro da Alpine para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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14 de 21Carro da Racing Bulls para a temporada 2025 • Divulgação / RB
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15 de 21Carro da Racing Bulls para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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16 de 21Carro da Williams para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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17 de 21Carro da Williams para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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18 de 21Carro da Sauber para a temporada 2025
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19 de 21Carro da Sauber para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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20 de 21Carro da Haas para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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21 de 21Carro da Haas para a temporada 2025 • Divulgação / F1
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Tombazis lembrou que pilotos já estão testando os conceitos em simuladores, enquanto a FIA mantém a porta aberta para ajustes até o início da temporada.
“Quanto mais equipes e fabricantes de motores se envolverem, mais feedback teremos. O produto ainda não está pronto”, destacou.
O presidente da Fórmula 1, Stefano Domenicali, reforçou a importância de manter uma postura aberta diante das mudanças.
“O certo é não reagir exageradamente. Vamos esperar para ver onde estamos e, se necessário, fazer ajustes depois”, afirmou.
A temporada 2026 começará em 8 de março, com o GP da Austrália, e terá 24 etapas. O GP de São Paulo está marcado para 8 de novembro.
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