Análise: Aproximação entre Trump e Putin vai acontecer apesar da Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que espera se encontrar novamente “em breve” com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sinalizando uma nova etapa nas relações entre os dois países após um encontro no Alasca. O analista de Internacional Lourival Sant’Anna avaliou no CNN Prime Time os reflexos da aproximação entre os dois líderes.

A reunião evidenciou um contraste significativo entre as equipes diplomáticas presentes. Do lado russo, participaram Yuri Ushakov, ex-embaixador nos Estados Unidos e pessoa de confiança de Putin, além de Sergei Lavrov, que atua na política externa russa desde 2000. Do lado americano, Trump esteve acompanhado pelo secretário de Estado Marco Rubio e por Steve Witkoff, sendo este último um empresário do setor imobiliário sem experiência em assuntos relacionados à Rússia.

Rubio, que anteriormente mantinha uma postura mais crítica em relação à Rússia, demonstrou uma significativa alteração em seu posicionamento. O senador pela Flórida, que já foi um importante crítico de Trump e considerado um “falcão” em relação à política russa, agora aceita a atual aproximação entre os países.

A declaração de Trump sobre um futuro encontro com Putin indica que o processo de aproximação entre Estados Unidos e Rússia seguirá adiante, independentemente das posições da Ucrânia e da Europa sobre o assunto. Embora Trump tenha se comprometido a realizar telefonemas para informar Vladimir Zelensky e líderes europeus sobre o conteúdo da reunião, sua fala sugere que a prioridade está na melhoria das relações com a Rússia.

A situação demonstra uma mudança significativa na ordem inicialmente proposta por Trump, que havia estabelecido a resolução da questão ucraniana como pré-requisito para outros avanços. Apesar da ausência de resultados concretos em relação à Ucrânia, os sinais apontam para uma continuidade no processo de aproximação entre as duas potências.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Fortes chuvas no Paquistão deixam mais de 300 mortos

Mais de 300 pessoas morreram no Paquistão após dois dias de chuvas intensas e inundações, disseram autoridades no sábado (16). Os esforços de resgate e...

Famosos se dividem entre festa de Marquezine e Anttónia; veja quem foi onde

A noite de sexta-feira (15) foi agitada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Enquanto Bruna Marquezine comemorava seus 30 anos na Ilha...

França vai colaborar com EUA para alcançar a paz na Ucrânia, diz Macron

É essencial continuar apoiando a Ucrânia e pressionando a Rússia, disse o presidente francês Emmanuel Macron em um comunicado neste sábado (16), após o...