Líderes europeus pedem negociações entre Trump e Zelensky

Líderes europeus emitiram uma declaração conjunta após as conversas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, afirmando que o próximo passo deve ser novas negociações, desta vez com a participação do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A declaração, no entanto, não mencionou os apelos de Trump por um “acordo de paz”. O presidente dos EUA escreveu no Truth Social que esta seria a melhor maneira de encerrar a guerra na Ucrânia, em vez de um acordo de cessar-fogo, que, segundo ele, pode não “se sustentar”, em comentários que sinalizaram uma reversão de sua própria posição.

“Os líderes saudaram os esforços do presidente Trump para interromper a matança na Ucrânia, pôr fim à guerra de agressão da Rússia e alcançar uma paz justa e duradoura”, dizia o comunicado europeu.

“Como disse o presidente Trump, ‘não há acordo até que haja um acordo’. Conforme previsto pelo presidente Trump, o próximo passo agora deve ser novas negociações, incluindo o presidente Zelensky, com quem se encontrará em breve”, continuou a nota.

As autoridades europeias acrescentaram que estão prontas para trabalhar com Trump e Zelensky rumo a uma cúpula trilateral com apoio europeu.

Eles reiteraram a necessidade de a Ucrânia ter “garantias de segurança inabaláveis“, acrescentando que “nenhuma limitação deve ser imposta às forças armadas ucranianas ou à sua cooperação com países terceiros. A Rússia não pode ter poder de veto contra o caminho da Ucrânia para a União Europeia e a Otan”.

A declaração foi emitida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pelo presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, pelo presidente francês, Emmanuel Macron, pela primeira-ministra italiana, Giogia Meloni, pelo chanceler alemão, Friedrich Merz, pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, pelo presidente finlandês, Alexander Stubb, e pelo primeiro-ministro polonês, Donald Tusk.

Trump diz a europeus que Putin quer região do Donbas para encerrar guerra

O presidente russo, Vladimir Putin, apresentou suas exigências para uma “troca de territórios” com a Ucrânia durante sua cúpula de cerca de três horas...

Senado edita regras para uso de IA, mas desobriga gabinetes de segui-las

O Senado Federal editou ato em que estabelece regras para o uso e desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial (IA) na Casa. Os gabinetes...

Suposto affair de Bruna Marquezine já namorou filha de Mano Brown

Nas últimas semanas, os rumores de que Bruna Marquezine, 30, e o ator Danilo Mesquita, 33, estariam vivendo um romance se intensificaram. Ambos estrelam...