Robinho terá recursos analisados pelo STF e STJ nesta semana

O caso do ex-jogador Robinho deve voltar a ser analisado pela Justiça brasileira nesta semana, com análises programadas em duas instâncias diferentes.

Robinho foi condenado na Itália a nove anos de prisão por participação no estupro coletivo de uma mulher de 23 anos, ocorrido em uma boate italiana em 2013. Na época, o jogador atuava pelo Milan.

Na próxima quarta-feira (20), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deve analisar um recurso da defesa que pede o recalculo da pena.

Os advogados argumentam que, segundo a legislação brasileira, a punição deveria ser menor, solicitando que a pena seja ajustada conforme as leis do Brasil, e não da Itália.

Já na sexta-feira (22), o STF (Supremo Tribunal Federal) analisará outro recurso, desta vez contra a decisão que manteve a prisão do ex-jogador.

O relator, ministro Luiz Fux, votou pela rejeição do pedido, acompanhado por Alexandre de Moraes. Por outro lado, Gilmar Mendes pediu vista, suspendendo o julgamento.

O caso será retomado no plenário virtual, modalidade em que não há debate entre os ministros.

Em novembro do ano passado, o STF já havia rejeitado, por 9 votos a 2, os pedidos de liberdade apresentados pela defesa.

Robinho está preso desde março de 2024, após o STF autorizar o cumprimento da pena no Brasil. Ele está detido na Penitenciária de Tremembé, conhecido como o “presídio dos famosos”.

O ex-jogador perdeu todos os recursos tanto na Justiça italiana quanto no Brasil, com todos os pedidos rejeitados até o momento.

Durante as investigações, a Justiça italiana interceptou diversas ligações entre Robinho e amigos, também acusados e condenados pelo mesmo crime.

Nas conversas, eles fazem piadas sobre a situação, acreditando que não seriam punidos.

Segundo as investigações, Robinho e os amigos estavam em uma boate em Milão, comemorando o aniversário de um deles, quando conheceram a vítima. Em uma das interceptações, Robinho diz que os amigos “rangaram” a vítima, ato considerado pela justiça como estupro coletivo.

RJ: Polícia faz operação contra ataques cibernéticos a empresa de logística

Policiais civis da DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) deflagraram, neste domingo (17), a “Operação Fantasma”, voltada à apuração de ataques cibernéticos...

Zelensky diz que negociações de paz devem começar com linhas de frente

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em Bruxelas neste domingo (17) que as atuais linhas de frente na guerra de seu país contra...

Bom visitante, Cruzeiro desafia invencibilidade do Mirassol como mandante

O <a class="Link" title="Cruzeiro " href="https://www.itatiaia.com.br/esportes/futebol/futebol-nacional/futebol-mineiro/cruzeiro" rel="noopener" data-mrf-link="https://www.itatiaia.com.br/esportes/futebol/futebol-nacional/futebol-mineiro/cruzeiro">Cruzeiro terá pela frente um grande desafio diante do Mirassol nesta segunda-feira (18), às 20h (de Brasília), pela 20ª rodada da <a...