Alckmin anuncia alívio de US$ 2,6 bi no tarifaço dos EUA

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quarta-feira (20/8) um alívio de US$ 2,6 bilhões nas tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações de aço e alumínio. O alívio resulta de uma mudança nas regras de taxação pelo governo de Donald Trump.

Nessa terça-feira (19/8), o Departamento de Comércio norte-americano incluiu todos os produtos derivados de aço ou alumínio na Seção 232 do Ato de Expansão Comercial, que unifica essas tarifas para o mundo todo. Segundo Alckmnin, os produtos incluídos representam 6,4% das exportações.

“Máquinas, equipamentos, motocicletas, tudo que tem aço ou alumínio. Não é o produto que entrou na 232, é o conteúdo de aço e o conteúdo de alumínio que entrou na 232. É só o conteúdo”, explicou ele no Congresso, após a entrega do pacote de medidas para estimular o comércio exterior.

Leia também

De acordo com ele, a mudança melhora a competitividade brasileira na área industrial. “Então, se eu vendo uma máquina que tem aço, essa parte do aço, nós ficamos igual o mundo inteiro, porque entra na seção 232. Um instrumento domiciliar, como garfo, faca, tudo que tiver alumínio”, disse ele.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, taxou produtos brasileiros em 50% com a justificativa de que os EUA tem déficit comercial – quando se compra mais do que se vende – com o Brasil. No entanto, a relação dos países é superavitária – quando se vende mais do que se compra – para os EUA há anos, o que para integrante do governo torna a tarifa injustificável.

Desde o anúncio da taxação, o governo brasileiro tem tentado mediar uma negociação com a Casa Branca, no entanto, não tem percebido interesse em diálogo por parte dos americanos.

Diante das portas fechadas para negociação com o governo brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou um pacote de medidas para socorrer empresas brasileiras que façam comércio com os EUA. A Medida Provisória (MP), chamada de Plano Brasil Soberano, conta com linhas de crédito e ampliação de programas voltados para empresas exportadoras.



Fonte: Metrópoles

Tarifaço de Trump deixa casamentos mais caros nos EUA

Dois milhões de casamentos acontecem nos Estados Unidos todos os anos, mas são um evento verdadeiramente internacional. Da aliança ao bolo, das cadeiras às...

CPMI ouve dirigente de associação citada no escândalo do INSS

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) toma, nesta segunda-feira (10), o depoimento de Igor Dias Delecrode,...

Câncer de próstata: Dr. Kalil aponta pico de incidência aos 70 anos

O câncer de próstata apresenta maior incidência em homens por volta dos 70 anos de idade, sendo a faixa etária um dos principais fatores...