Consignado CLT: portabilidade e refinanciamento têm novas datas. Veja

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) alterou, nessa quinta-feira (21/8), as datas referentes a portabilidade e migração de contratos no âmbito do consignado destinado a empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Desde quinta, está liberada a migração de mais de 4 milhões de contratos antigos de crédito consignado — que somam mais de R$ 40 bilhões — para o Crédito do Trabalhador. A expectativa é que a troca de modalidade deve ser concluída até novembro.

Nos primeiros cinco primeiros meses, o programa liberou R$ 30,2 bilhões em empréstimos, com 6,2 milhões de contratos firmados. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que a migração vai puxar os atuais juros de contratação do consignado CLT para baixo. “Queremos reduzir ainda mais os juros”, destacou.

Entenda o consignado CLT

  • Têm direito ao consignado CLT trabalhadores com carteira assinada, inclusive rurais e domésticos, além dos empregados de microempreendedores individuais, os chamados “MEIs”. A expectativa é que 47 milhões sejam beneficiados.
  • Ao requerer um empréstimo, o trabalhador terá que autorizar o acesso a dados pessoais (nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa), seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • As parcelas serão descontadas mês a mês na folha do trabalhador, o que reduz a chance de inadimplência. O desconto ocorre por meio do eSocial, limitando-se à margem de 35% do salário.

Novas datas

O refinanciamento e a portabilidade de contratos ficará disponível a partir desta segunda-feira (25/8), na plataforma do Crédito do Trabalhador. No entanto, essa operação deve ser feita diretamente nos bancos.

Segundo a Dataprev, as operações de portabilidade por meio da Carteira de Trabalho Digital deverão começar em outubro. Assim, os próprios celetistas poderão fazer a troca para outro banco que ofereça juros mais baixos do que os já contratados.

Leia também

O MTE informou que, a partir de novembro, o trabalhador pode usar como garantia até 10% do saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para operações de crédito consignado.

Sistema do consignado CLT suspenso

Conforme comunicado da Dataprev, o sistem do consignado CLT fcará suspenso temporariamente entre às 22 horas dessa quarta-feira (20/8) e às 6h deste sábado (23/8) para realização de parada técnica de rotina.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclareceu que os bancos associados não interromperam a concessão do crédito. “A contratação da operação não está interrompida, sendo que a liberação do crédito ocorrerá após a reabertura dos sistemas”.



Fonte: Metrópoles

Paola Carosella fala de motivo para apagar vídeos com Blogueirinha

A chef de cozinha Paola Carosella, 52, comentou sobre a remoção do vídeo de sua entrevista com a influenciadora Blogueirinha, 31, e deu a...

CEO da Quaest: governadores têm desempenho superior à Lula sobre o tarifaço

Os governadores Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Jr. (PSD-PR) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) foram avaliados com um desempenho melhor que o do presidente da...

Virada Cultural de BH terá Carlinhos Brown e mais; confira a programação

A 10ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte acontece neste final de semana no Hipercentro da capital mineira e diversos shows estão programados...