Entenda o diagnóstico de câncer da senadora Damares Alves

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) informou, nesta quarta-feira (27/8), que foi diagnosticada com câncer em 18 de julho. O anúncio foi feito durante a Comissão de Direitos Humanos do Senado. Embora não tenha especificado o tipo, o Metrópoles apurou que se trata de um câncer de mama.

Mais cedo, a senadora falou na Comissão de Assuntos Sociais, quando fez a primeira menção ao assunto: “Há um mês, eu fui diagnosticada com câncer, no dia 18 de julho. Eu fiz, senador Hiran, todos os exames. Em 18 dias, consegui fazer biópsias, ressonâncias, todos os exames, e, em 18 dias, consegui fazer a cirurgia. Com cinco dias, eu estava trabalhando. Em cinco dias, eu estava aqui no Senado trabalhando, depois da cirurgia” disse.

Leia também

O que é o câncer de mama

O câncer de mama é caracterizado pela multiplicação anormal de células na mama, resultando em tumores que podem ser descobertos em fases iniciais — como no caso da senadora —, quando o prognóstico costuma ser mais favorável.

Damares teve agilidade no diagnóstico e na intervenção cirúrgica, o que permitiu o rápido retorno às atividades legislativas, com alguns cuidados, e ainda enfrentando dor.

“O diagnóstico precoce foi fundamental para eu estar como estou. Segunda-feira começo a radioterapia, mas já estou declarando vitória, já estou declarando que estou curada”, completa.

De acordo com o ginecologista e especialista em reprodução humana Arnaldo Cambiaghi, adotar medidas preventivas e realizar o diagnóstico precoce é primordial. “A prevenção é fundamental, pois esse câncer pode ser silencioso e não apresentar sintomas evidentes. Somente por meio de exames preventivos é possível realizar o diagnóstico, e, quando a doença é detectada precocemente, as chances de cura aumentam significativamente”, explica o médico.

Principais sintomas de câncer de mama

  • Aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro, irregular nas mamas.
  • Edema na pele, que adquire aspecto de “casca de laranja”.
  • Retração da pele.
  • Dor.
  • Inversão do mamilo.
  • Descamação ou ulceração do mamilo.
  • Secreção — transparente, rosada ou avermelhada — saindo do mamilo.
  • Linfonodos palpáveis na axila.

Rastreamento

Para mulheres sem sintomas, sociedades médicas recomendam a mamografia anual a partir dos 40 anos, enquanto o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, sugere a realização a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Para aquelas com risco elevado, como histórico familiar, o rastreamento deve começar mais cedo, conforme avaliação médica.

Os sintomas, muitas vezes discretos, reforçam a necessidade de atenção e de rastreamento regular, especialmente a partir dos 40 anos, conforme indicação médica. Garantir acesso a exames, diagnóstico preciso e tratamento adequado é essencial para melhorar o prognóstico e salvar vidas.

Tratamento

O diagnóstico precoce, como o da senadora, aumenta significativamente as chances de sucesso terapêutico. A medicina avançou ao ponto de permitir análises genéticas dos tumores, identificando subtipos da doença, o que ajuda a direcionar tratamentos personalizados e mais eficazes.

A abordagem pode incluir cirurgia seguida de tratamentos complementares, como radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal ou outras intervenções conforme o tipo de tumor.

“Os tratamentos para câncer de mama têm melhorado muito nos últimos anos. Hoje em dia, a gente conta com vários outros recursos, como drogas-alvo, imunoterapia e vários outros para poder tratar a doença, mesmo nos casos mais avançados”, conta a oncologista Gabrielle Scattolin, que atende em Brasília.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Especialista: Congresso vê oportunidade em aliança entre STF e o governo

O cenário político brasileiro apresenta uma nova dinâmica nas relações entre os Poderes, especialmente após as recentes tensões diplomáticas com os Estados Unidos. Leonardo Barreto,...

“Mata o jogo”: dispara Memphis, do Corinthians, contra gramado sintético

O atacante Memphis Depay, do Corinthians, voltou a criticar o gramado sintético após a vitória sobre o Athletico-PR, na última quarta-feira (27), na Arena da Baixada,...

“Israel quer enterrar a solução dos dois Estados”, diz especialista

A persistência do conflito na Faixa de Gaza está diretamente relacionada à postura do atual governo israelense, que busca inviabilizar a solução de dois...