Ironia: em 2 de setembro de 2021, Bolsonaro sancionava a lei que vai condená-lo

Há quatro anos, em 2 de setembro de 2021, o então presidente da República Jair Bolsonaro publicou no Diário Oficial a reformulação da Lei de Segurança Nacional (lei 14.197/21). Curiosamente, neste 2 de setembro de 2025, tem início no STF julgamento por meio do qual esta mesma lei pode ser usada para condená-lo.

O texto trata de crimes contra o Estado Democrático de Direito e de atentado à soberania nacional. O ex-presidente responde na Justiça por liderar engrenagem criminosa voltada à tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.
A acusação é de cinco crimes distintos, entre eles abolição violenta do Estado Democrático de Direito, (art. 359-L do CP, incluído pela lei 14.197/21).

Também incluído pela mesma lei está o crime de tentar depor, por meio de violência e grave ameaça, o governo legitimamente constituído (art. 359-M do CP).

Bolsonaro também responde por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, liderança de organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio da União, e deterioração do patrimônio tombado.

Corpo de jovem desaparecido é encontrado no Rio Purus, e amigo permanece sumido

Moradores do Seringal Messejana, localizado no Rio Purus, em Santa Rosa do Purus, encontram na manhã desta quinta-feira, 29, o corpo de Francisco Pessoa...

Sena Madureira: Igarapés transbordam e chuva intensas castigam animais e produtores da região

Pelo menos três motocicletas pertencentes a moradores da vila Boca do Caeté, a dois quilômetros do perímetro urbano da cidade de Sena Madureira, amanheceram...

Emendas PIX: o que dizem Eduardo Velloso e Mazinho Serafim, alvos da Polícia Federal

https://youtu.be/qDq23qdz7Jw?si=Js-l9VqTLAp2DL6w   Nota pública O deputado federal Eduardo Velloso informa que tomou conhecimento, nesta quinta-feira (29), da operação deflagrada pela Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da...