PF fecha 5 garimpos ilegais de ouro e destrói equipamentos no Pará

Uma operação da PF (Polícia Federal) realizada entre segunda (1) e terça-feira (2) fechou cinco garimpos ilegais de ouro e destruiu maquinários utilizados nas atividades clandestinas. O trabalho foi realizado em conjunto com o Ibama, no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do Pará.

Durante a ação, foram inutilizadas nove pás carregadeiras e cerca de 45 motores, além de estruturas de apoio usadas para extração, carregamento e logística do minério. A operação foi chamada de Echo 177.

Os agentes também cumpriram dois mandados de busca e apreensão, ligados a dez processos minerários que operavam sem autorização legal na região, próxima à divisa com o Maranhão.

Segundo a PF, os garimpos funcionavam sem licença da ANM (Agência Nacional de Mineração) e apresentavam indícios de uso de cianeto no processo de beneficiamento do ouro. A substância é altamente tóxica, oferecendo risco à saúde humana e ao equilíbrio ambiental.

As investigações continuam para identificar e responsabilizar os envolvidos, além de viabilizar medidas para a recuperação das áreas degradadas pela atividade ilegal.

Série de Ângela Diniz traz ponto de vista de mulheres, explicam produtoras

A nova série sobre a socialite Ângela Diniz promete revisitar um dos casos mais emblemáticos da história criminal brasileira sob uma ótica completamente feminina. “Ângela...

Começa reunião entre Mauro Vieira e Marco Rubio sobre tarifaço

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, recebe o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta quinta-feira (13), em Washington, para...

O que disseram moradores sobre violência policial na megaoperação no RJ

Um relatório entregue para Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), elaborado pela ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Rio de...