PF fecha 5 garimpos ilegais de ouro e destrói equipamentos no Pará

Uma operação da PF (Polícia Federal) realizada entre segunda (1) e terça-feira (2) fechou cinco garimpos ilegais de ouro e destruiu maquinários utilizados nas atividades clandestinas. O trabalho foi realizado em conjunto com o Ibama, no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do Pará.

Durante a ação, foram inutilizadas nove pás carregadeiras e cerca de 45 motores, além de estruturas de apoio usadas para extração, carregamento e logística do minério. A operação foi chamada de Echo 177.

Os agentes também cumpriram dois mandados de busca e apreensão, ligados a dez processos minerários que operavam sem autorização legal na região, próxima à divisa com o Maranhão.

Segundo a PF, os garimpos funcionavam sem licença da ANM (Agência Nacional de Mineração) e apresentavam indícios de uso de cianeto no processo de beneficiamento do ouro. A substância é altamente tóxica, oferecendo risco à saúde humana e ao equilíbrio ambiental.

As investigações continuam para identificar e responsabilizar os envolvidos, além de viabilizar medidas para a recuperação das áreas degradadas pela atividade ilegal.

Paolla Oliveira sobre Virginia na Grande Rio: “Somos muito diferentes”

Paolla Oliveira comentou a escolha de Virginia Fonseca como nova rainha de bateria da Grande Rio. A atriz, que ocupou o posto nos últimos...

Após vitória, Ancelotti nega “preferidos” na lista da Copa do Mundo

Na noite desta quinta-feira (5/9), a Seleção Brasileira venceu o Chile por 3 x 0 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo no Maracanã. A...

Após vitória em cima do Chile, Samir Xaud comenta sobre triunfo brasileiro

Após vitória da Seleção Brasileira sobre o Chile por 3 x 0 na noite desta quinta-feira (4/9), Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de...