Análise: Centrão amplia apoio à anistia de olho em 2026

O apoio dos partidos do Centrão ao projeto que busca anistiar os envolvidos nos atos de 8 de janeiro tem crescido significativamente nos últimos dias. A movimentação, que ganhou força durante a semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), indica uma possível estratégia política com vistas às eleições de 2026. A análise é de Julliana Lopes no CNN Arena.

A articulação tem contado com figuras importantes do cenário político, com destaque para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que realizou reunião com Hugo Motta (Republicanos-PB) para discutir o tema. O movimento tem chamado a atenção especialmente do governo e de parlamentares no Congresso Nacional.

A análise indica que a movimentação vai além da busca por beneficiar os envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Mesmo que uma eventual anistia seja aprovada, Bolsonaro permaneceria inelegível devido à condenação pelo TSE em processo anterior.

O cenário que se desenha, segundo observadores políticos, sugere uma articulação que poderia beneficiar Tarcísio de Freitas. Ao liderar esse processo de apoio à anistia, ele poderia se credenciar como possível candidato da direita para as eleições presidenciais de 2026, agregando tanto o eleitorado mais conservador quanto setores moderados.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse nas redes sociais que “Tarcísio pode estar se valendo de uma figura marcada por crimes graves contra a ordem democrática, como trampolim para o seu projeto presidencial”. A declaração evidencia a preocupação da oposição com os possíveis desdobramentos políticos dessa articulação.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Mulher some em voo de parapente e é resgatada em área de mata no Ceará

Uma mulher que decolou de parapente em Quixadá, no Sertão Central do Ceará, foi resgatada na quarta-feira (3) depois de se perder durante o...

Ministro da CGU: Não há conduta ilícita atribuída a irmão de Lula até agora

O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinícius Marques de Carvalho afirmou em entrevista à CNN nesta sexta-feira (5), que “até agora”, “não há...

Polícia apreende chinelos com maconha em presídio de MG

Policiais penais do Presídio de Paracatu, em Minas Gerais, encontraram uma substância semelhante a maconha escondida dentro do solado de um par de chinelos...