Trump diz que Brasil foi para a “esquerda radical” e critica governo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (5) que o governo do Brasil foi “muito para a esquerda radical” e destacou que está “muito chateado”.

“Eu amo o povo brasileiro. Temos um ótimo relacionamento com o povo brasileiro. Mas o governo brasileiro mudou radicalmente. Virou muito à esquerda. Foi para a esquerda. Foi para uma esquerda radical”, comentou o presidente a repórteres no Salão Oval da Casa Branca.

“Isso está prejudicando muito o Brasil, e eles estão se saindo muito mal. Muito, muito mal”, adicionou.

Antes disso, Trump afirmou que os EUA aplicaram tarifas altas contra o Brasil porque o país está fazendo “algo muito lamentável”.

Na fala, ele não citou especificamente o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe de Estado, mas já justificou a imposição das taxas devido ao processo.

EUA poderiam barrar vistos para ONU

A declaração de Trump aconteceu após uma pergunta sobre se os Estados Unidos poderiam restringir vistos de delegações que poderiam participar da Assembleia Geral da ONU em novembro deste ano.

O evento acontecerá na sede da organização, em Nova York.

O presidente americano afirmou que estão “conversando” sobre o assunto e, após dizer que o Brasil está indo “muito mal”, não descartou a restrição de vistos.

“Vamos ver”, comentou.

Um mês de tarifaço: impacto é sentido da indústria e ao bolso do consumidor

Exatos 31 dias atrás, uma canetada da Casa Branca mudou a realidade de mais de metade da pauta exportadora brasileira. A partir do dia 6...

Tufão Peipah atinge o Japão e destrói casas; 23 pessoas ficaram feridas

Fortes rajadas de vento do Tufão Peipah destruíram pelo menos 220 edifícios na província de Shizuoka nesta sexta-feira (5), ferindo 23 pessoas, de acordo...

Questões políticas não interessam, diz Tarcísio sobre túnel Santos-Guarujá

Durante o evento de concessão do leilão do túnel Santos-Guarujá, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), destacou que questões políticas devem...