Um dos maiores desafios do agronegócio é enfrentar problemas de comunicação para “mostrar essa verdade” quando o assunto é sustentabilidade, avaliou ao CNN Talks o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, professor emérito da FGV (Fundação Getulio Vargas).
Como enviado especial do setor agrícola à COP30, Rodrigues ressaltou que a Cúpula do Clima da ONU é uma “oportunidade única de apresentar o que o Brasil fez em termos de agricultura sustentável tropical”.
O professor ainda ressalta como as práticas adotadas no Brasil podem ser replicadas em países que vão da África à Ásia, sendo uma alternativa para “resolver problemas centrais” como a fome. Ele enfatiza ainda a importância do desenvolvimento de tecnologia para estas operações.
Sobre problemas que ocorrem em território brasileiro, como desmatamento ilegal e invasão de terras, Rodrigues ressalta como esta é uma questão que parte de leis que não são cumpridas por atores criminosos, enquanto o produtor rural é de fato sustentável em sua atividade.
Exemplifica essa questão olhando para a aplicação de energia renovável no país – onde maior parte da matriz energética vem de fontes sustentáveis – e o fato de o país ter aumentado sua produção além do crescimento da área produzida.
O “CNN Talks – Potência Verde” reuniu especialistas e autoridades para debater agricultura regenerativa, bionergia e clima meses antes da COP30, a Cúpula do Clima da ONU, que acontecerá em Belém, capital do Pará.
O evento marca, também, a estreia oficial da série “Rota Bioceânica”, apresentada pelo analista de política da CNN Brasil Caio Junqueira.