Trama golpista: defesas têm pouca margem para recorrer

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus na trama golpista de 2022. A decisão abre discussões sobre o impacto na articulação política do ex-mandatário e sua influência nas próximas eleições. A análise é de Pedro Venceslau, no CNN Novo Dia.

Atualmente, Bolsonaro cumpre medidas cautelares em sua residência, com permissão para receber uma visita diária, mantendo assim alguma capacidade de interlocução política, incluindo definição de candidaturas e declaração de apoios. No entanto, esse cenário pode mudar significativamente caso ele precise cumprir pena em regime fechado.

Impacto na articulação política

O Partido Liberal enfrenta incertezas sobre como utilizar a influência de Bolsonaro nas eleições de 2026. Valdemar Costa Neto, presidente do PL, mantém a estratégia de apostar em Bolsonaro para preservar a expressiva bancada do partido na Câmara, mas encontrará desafios crescentes.

Cenários possíveis para cumprimento da pena

Três possibilidades se apresentam para o cumprimento da pena: a Penitenciária da Papuda, onde uma sala especial seria preparada; a Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal; ou um quartel do Exército – esta última considerada a menos provável, pois poderia incentivar novos acampamentos e gerar situações indesejadas.

A defesa de Bolsonaro deve solicitar o cumprimento da pena em regime domiciliar, buscando manter algum nível de participação na vida política, estratégia semelhante à adotada por outros políticos em situações análogas no passado.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Vacinação em dia contra gripe e Covid diminui risco de infarto e AVC

*O artigo foi escrito por Múcio Tavares de Oliveira Jr., professor titular de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e publicado na...

Saúde amplia prazo de vacinação contra HPV para jovens até dezembro

O Ministério da Saúde decidiu ampliar a campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos até dezembro...

Guardiola destaca diferenças entre Donnarumma e Ederson no Manchester City

O técnico Pep Guardiola deixou claro nesta sexta-feira (12) que Gianluigi Donnarumma terá um papel distinto no Manchester City em relação ao desempenhado por...