O Radiohead criticou as plataformas de revenda de ingressos e chamou cambistas de “exploradores”. A manifestação ocorreu após mais de mil bilhetes para a próxima turnê da banda terem sido anunciados online antes de serem disponibilizados ao público nos sites oficiais.
O grupo – formado por Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Philip Selway -, anunciou no início deste mês shows em Londres, Berlim, Copenhague, Madri e Bolonha. A equipe de gestão adotou medidas rígidas para barrar a revenda em larga escala, mas os ingressos apareceram mesmo assim em sites secundários como Viagogo e Ticombo.
Julie Calland, empresária da banda, afirmou ao The Guardian: “O Radiohead sempre se esforçou para proteger seu público de cambistas exploradores que, na ausência de uma lei federal robusta, tornam isso cada vez mais difícil.”
“Os fãs serão incentivados a manter distância de sites de revendas e nós trabalharemos em parceria com as casas de show, promotores e organizações como a FanFair Alliance e a FEAT (Face-value European Alliance for Ticketing), para encerrar vendas não autorizadas a preços inflacionados; ingressos que, em sua maioria, sequer existem.”
Nesta semana, fãs do Radiohead precisaram fazer um cadastro para receber um código de desbloqueio e ter acesso à compra. Quem conseguiu a senha poderá solicitar ingressos a partir desta sexta-feira (12), embora isso não garanta a venda.
“Mesmo que não seja uma ciência exata, o processo de registro é uma tentativa de entregar os ingressos da forma mais justa possível diretamente aos fãs, nos preços que a banda estipulou”, explicou a empresária.
Uma análise das vendas feitas no Ticombo, divulgada pelo The Guardian, identificou mais de 1.200 ingressos anunciados por valores que chegavam a £788 [cerca de R$ 5.700]. Trinta deles eram para uma das quatro noites no O2, em Londres, listados por uma empresa suíça, a Worldtix AG, a um valor combinado de mais de £22 mil (R$ 160 mil).
“Os ingressos não existem. É uma violação clara do Código de Defesa do Consumidor, que foi criado para proteger o público de fraudes”, afirmou Reg Walker, especialista em segurança de ingressos.
A Ticombo declarou que não havia “nenhuma evidência de que as listagens em questão fossem especulativas ou fraudulentas”, mas removeu os anúncios após ser contatada pelo jornal britânico. A empresa afirmou que “leva essas questões muito a sério” e se descreveu como uma plataforma de tecnologia.
A Viagogo, maior operadora de revendas do Reino Unido, disse que ingressos legítimos do Radiohead estarão disponíveis também a partir desta sexta-feira (12). “Existimos para servir os fãs em seus próprios termos; seja para quem perdeu a venda oficial, está comprando ingressos dias antes do evento ou precisa vender de última hora.”
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