Madri se prepara para receber negociações comerciais entre EUA e China

Madri se prepara para sediar as negociações entre os Estados Unidos e a China nos próximos dias, já que o governo espanhol vê o evento como uma chance de reparar os laços com o presidente americano Donald Trump.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, escolheram Madri como local para continuar suas discussões, e uma fonte do governo disse que a Espanha aproveitaria essa oportunidade.

Os EUA disseram que as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro Pedro Sanchez para limitar o acesso aos portos e espaço aéreo espanhóis para navios e aviões transportando armas para Israel eram “profundamente preocupantes” porque poderiam limitar as operações dos EUA.

Sob um acordo assinado em 1953, os militares dos EUA usaram a base aérea de Moron e a base naval de Rota, ambas no sul da Espanha, por mais de 70 anos.

 

À medida que os laços da Espanha com os EUA se deterioravam, suas relações com a China se estreitavam.

Sánchez visitou a China três vezes em dois anos e alterou seu voto para se abster na votação sobre se a UE deveria aplicar tarifas aos veículos elétricos chineses, após ter apoiado a medida, buscando posicionar a Espanha como interlocutora entre a China e a UE.

O fato de os EUA terem conseguido usar as bases militares da Espanha para reabastecimento durante o bombardeio de instalações nucleares iranianas em junho mostra que a Espanha nunca ultrapassou os limites e que seu relacionamento transatlântico permanece intacto, disse José-Ignacio Torreblanca, conselheiro sênior do escritório de Madri do Conselho Europeu de Relações Exteriores.

“Ainda não sabemos quem solicitou (que a Espanha sediasse a reunião) — se foram os chineses —, mas é bom para a Espanha”, disse Torreblanca.

Ele acrescentou que o governo espanhol teria a oportunidade de conversar com Bessent e discutir suas preocupações, o que daria a Madri “uma vantagem” em futuras negociações com Washington.

Como ano eleitoral impacta cenário econômico de 2026? Especialista explica

A economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, em entrevista ao CNN Novo Dia, alerta para os possíveis impactos do ano eleitoral de 2026 no...

Enem facilita ingresso em universidades de países como Portugal e EUA

Universidades dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Portugal e outros países aceitam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério...

Beijo lésbico de Juquinha e Lorena em “Três Graças” leva web ao delírio

Em “Três Graças”, Lorena (Alanis Guilen) e Juquinha (Gabriela Medvedovsky) finalmente deram o primeiro beijo no capítulo exibido na noite de quarta-feira (10). O momento...