Câmara aprova PEC da Blindagem e conclui votação de destaques nesta quarta

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (16), em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem, que amplia as proteções legais de parlamentares. O texto dificulta a prisão e a abertura de processos criminais contra deputados e senadores.

No primeiro turno, a proposta recebeu 353 votos favoráveis e 134 contrários. Já na segunda rodada foram 344 a favor e 133 contra. A conclusão da votação, com a análise dos destaques, ficou para esta quarta-feira (17).

A PEC prevê que parlamentares só poderão ser presos em flagrante por crimes inafiançáveis, mas a manutenção da prisão dependerá de aval do Legislativo. Além disso, a abertura de processos criminais contra deputados e senadores também dependerá de autorização da Casa respectiva, em votação secreta e com maioria absoluta.

O texto ainda estabelece prazo de 90 dias para análise desses pedidos.

A matéria foi incluída na pauta após reunião de líderes e teve como relator o deputado Cláudio Cajado (PP-BA). Ele destacou que a proposta garante imunidade parlamentar contra “influências e pressões externas”.

Durante a discussão, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a apreciação da PEC é uma resposta a abusos sofridos por congressistas.

“Essa não é uma pauta de governo ou de oposição. Essa não é uma pauta do PT ou do PL. Essa não é uma pauta da direita ou da esquerda”, declarou o presidente da Casa.

Direita brasileira comemora captura de Maduro; governistas criticam

Integrantes da oposição no Congresso Nacional brasileiro comemoraram neste sábado (3) os ataques dos Estados Unidos à Venezuela e a anunciada captura do presidente...

“Stranger Things”: último episódio divide opiniões da web

Esta semana a série “Stranger Things” finalmente chegou ao fim, e o episódio final dividiu internautas: muitos expressaram descontentamentos em relação ao desfecho da...

Entenda qual deve ser o futuro da Venezuela após ataques dos EUA

O que acontecerá a seguir na Venezuela está longe de ser claro. A Constituição do país estabelece que o poder passará para a vice-presidente...