Chá anti-inflamatório de planta comum ajuda a limpar gordura no fígado

Não é raro estar andando na rua e se deparar com mudas de dente-de-leão (Taraxacum officinale). Comum em calçadas e jardins brasileiros, a planta é uma alternativa natural poderosa para cuidar da saúde do fígado. Quando consumida em forma de chá, a planta traz benefícios ao organismo através de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Leia também

Além da proteção ao fígado, o chá de dente-de-leão tem ação diurética, antioxidante e anti-inflamatória, melhora a saúde digestiva e fortalece o sistema imunológico através das vitaminas e compostos bioativos presentes na planta.

“⁠Para ter benefícios, o chá de dente-de-leão deve estar inserido em uma rotina de hábitos de vida saudáveis, incluindo a prática de atividade física aliada a uma alimentação adequada orientada por um especialista”, ressalta a nutricionista Isis Helena Buonso, do Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo.

Em sua composição, há ácidos fenólicos, sesquiterpenos e lactonas, inulina, vitaminas A, C, D, E, K e do complexo B e minerais.

Como o chá age no fígado

As propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes do chá estimulam a produção de bile, responsável pela eliminação de toxinas, resíduos metabólicos e substâncias indesejadas, protegendo o fígado.

Foto colorida de xícara transparente com líquido amarelo - MetrópolesO chá de dente-de-leão é rico em vitaminas A, C e K, além de minerais

Alguns estudos, como o realizado pela Universidade de Talca, no Chile, descobriram que os extratos da planta protegem o órgão contra danos causados por agentes tóxicos, como o álcool. A pesquisa foi publicada em julho na revista científica National Library of Medicine.

As propriedades medicinais do dente-de-leão diminuem as inflamações e danos oxidativos causados por alterações hepáticas. A infusão também pode ajudar a limpar a gordura acumulada no órgão, prevenindo cicatrizes, cirrose e câncer no fígado, além de regenerá-lo.

Como preparar o chá de dente-de-leão

Ingredientes 

  • 2 colheres de sopa de folhas frescas ou secas de dente-leão;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo 

Ferva 200 ml de água e desligue o fogo. Adicione duas colheres de sopa da erva, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e consuma quente ou morno.

Contraindicações da bebida

Pessoas com gastrite, úlceras gástricas e duodenais, cálculos biliares, colecistite, insuficiência renal, doenças hepáticas, câncer de fígado, síndrome do intestino irritável, icterícia e diabetes possuem restrições ao chá, pois ele pode causar efeitos indesejados.

Homens em tratamento de fertilidade, crianças, gestantes, lactantes e alérgicos a plantas da família Asteraceae, como alface, chicória, alcachofra, girassol, camomila, calêndula, crisântemo e margarida, devem ter cautela no consumo da infusão.

“Vejo o chá de dente-de-leão como um aliado valioso na rotina de quem busca apoiar o fígado, melhorar a digestão e desintoxicar o organismo, mas sempre com acompanhamento profissional”, finaliza o nutricionista Gabriel Moliterne, do Hospital Albert Sabin, em São Paulo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Presidente do UB, irmão de secretário no Acre, seria dono de jatos executivos a serviço do PCC

Rueda, presidente do União Brasil, vira alvo da PF na Carbono Oculto Corporação investiga se presidente do União Brasil seria proprietário de aeronaves em nome...

Jogos da Juventude 2025: atletas disputam as semifinais do futsal feminino

O Metrópoles transmite no YouTube, ao vivo e com imagens, mais um dia de provas nos Jogos da Juventude 2025, na manhã desta quinta-feira...

Jogos da Juventude 2025: semifinais do basquete feminino acontecem nesta quinta

O Metrópoles transmite no YouTube, ao vivo e com imagens, mais um dia de provas nos Jogos da Juventude 2025, na manhã desta quinta-feira...