Em ato na Paulista, esquerda traz bandeirão do Brasil e defende soberania

O ato da esquerda deste domingo (21) levou à Avenida Paulista, em São Paulo, bandeirões do Brasil. Um deles escrito “Sem Anistia” no lugar dos dizeres “Ordem e Progresso”.


Bandeirão com os dizeres "Sem Anistia"
Bandeirão com os dizeres “Sem Anistia” • Reprodução: CNN

O verde amarelo característico em protestos da direita marcam presença em manifestação onde o vermelho é a cor predominante.

O calor de 30 graus não afastou as pessoas, o protesto acontece na Avenida Paulista sem maiores ocorrências até o momento.

Protestos

Movimentos e partidos de esquerda se mobilizam neste domingo, com manifestantes utilizando bandeiras e adereços do Brasil, em diversas capitais do país contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos presos pelo ataque à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

O ato ainda saiu em defesa da soberania nacional em meio à tensão comercial entre o governo dos Estados Unidos e do Brasil.

No começo de agosto, o presidente norte-americano Donald Trump impôs uma tarifa de 50% a parte dos produtos da pauta exportadora brasileira. Entre as justificativas apontadas pelo republicano estão a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a responsabilização de big techs e o julgamento da trama golpista e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No dia 7 de setembro, uma bandeira dos Estados Unidos foi estendida por manifestantes durante ato pró-anistia da direita.


Bandeira dos EUA em manifestação pró-anistia na avenida Paulista, em São Paulo, em 7 de setembro de 2025
Bandeira dos EUA em manifestação pró-anistia na avenida Paulista, em São Paulo, em 7 de setembro de 2025 • CNN

A manifestação em São Paulo também é marcada por música e atividades culturais. Além disso, comparecem ao ato a primeira vice-líder do PSB, Tabata Amaral, e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

No Rio de Janeiro, estão previstas as participações de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan. Já na Bahia, Daniela Mercury e Wagner Moura estiveram em ato em Salvador.

No campo da política, o ato no Rio também deve contar com a presença dos líderes do PT e do PSOL na Câmara dos Deputados, respectivamente Lindbergh Farias e Talíria Petrone.

Discussão política

O presidente Lula (PT) já sinalizou que vetaria um projeto de lei pela anistia que chegasse à sua mesa para sanção, e afirmou que a PEC da Blindagem “não é uma coisa séria”.

A bancada do PT na Câmara, que tem 67 deputados, foi totalmente contrária à urgência para a anistia. Porém, em relação à PEC da Blindagem, após liberação pela liderança, o partido chegou a dar 12 votos favoráveis para a proposta, com a perspectiva de que o avanço do texto poderia travar a pauta da anistia.

Com informações de Henrique Salles Barros e Maria Clara Matos

Gabriel Medina e namorada trocam beijão em show de Jorge & Mateus; veja

O surfista Gabriel Medina, 31, e a namorada, a influenciadora Isabella Arantes, 28, trocaram beijão durante show da dupla Jorge & Mateus, no Rodeio de...

USP: Ato da esquerda no Rio de Janeiro teve 41,8 mil manifestantes

Cerca de 41,8 mil manifestantes foram contabilizados pelo Monitor do Debate Político no ato no Rio de Janeiro que reuniu lideranças de esquerda contra...

Matthew McConaughey revela segredo para 13 anos de união com brasileira

O ator americano Matthew McConaughey, 55, revelou o segredo inusitado para o casamento com a modelo brasileira Camila Alves, 42, estar durando mais de...