ANS inclui remédios contra lúpus no rol de coberturas obrigatórias

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou em 15 de setembro a inclusão de dois medicamentos contra o lúpus no rol de procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelos planos de saúde.

O anifrolumabe e o belimumabe estarão disponíveis para beneficiários de planos de saúde a partir de 3 de novembro de 2025. A estimativa é que cerca de 2 mil pessoas sejam beneficiadas com a medida. São pacientes adultos que apresentam crises frequentes da doença, mesmo sob terapia padrão.

Leia também

É a primeira vez que medicamentos para tratamento exclusivo de lúpus são incluídos no rol de coberturas obrigatórias. O rol define quais tratamentos devem ser custeados pelas operadoras.

O que é o lúpus?

O lúpus eritematoso sistêmico é uma condição autoimune crônica. A doença pode inflamar tecidos e órgãos, causar dores e limitar atividades cotidianas. Quando não controlada, pode levar a afastamento do trabalho, dificuldades sociais e risco de complicações graves.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o lúpus eritematoso sistêmico afeta entre 150 mil e 300 mil pessoas no Brasil. O número exato ainda é desconhecido, pois faltam estudos epidemiológicos amplos para medir o impacto real da condição no país.

A doença atinge principalmente mulheres entre 20 e 45 anos. Crianças e idosos são menos afetados. Homens, quando diagnosticados, apresentam mais risco de problemas renais. A prevalência é maior em pessoas negras do que em brancas, no Brasil e em outros países.

“Essas inclusões são muito significativas, pois o lúpus é uma doença complexa, que não tem cura. Se temos no país opções de medicamentos que possibilitam o controle da doença e que garantem uma boa qualidade de vida para o paciente, isso precisa estar disponível para o consumidor”, disse o diretor-presidente da ANS, Wadih Damous.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Aos 59 anos, Samuel Rosa celebra chegada da 4ª filha; veja

O ex-vocalista do Skank, Samuel Rosa, 59, celebrou a chegada da quarta filha, Dora, fruto do relacionamento com Laura Sarkovas, 32, neste domingo (21),...

Esquerda aposta em protestos para influenciar trabalhos na Câmara

Em atos neste domingo (21), parlamentares de esquerda defenderam que o Congresso freie as discussões sobre o PL da Anistia e a PEC da...

Carolina Dieckmmann recebe famosos em festa de 47 anos; veja

A atriz Carolina Dieckmmann completou 47 anos, no dia 16 de setembro, e fez uma festa na zona sul do Rio de Janeiro, neste...