Carlos Sainz entrou para uma lista exclusiva da Fórmula 1 ao conquistar o terceiro lugar no GP do Azerbaijão de 2025, disputado em Baku. O espanhol se tornou o segundo piloto da história a somar pódios pelas três equipes mais tradicionais da categoria: McLaren, Ferrari e Williams. O único que já havia alcançado o feito era o tetracampeão Alain Prost.
Sainz repetiu até a ordem dos resultados de Prost: primeiro pela McLaren, depois pela Ferrari e, agora, pela Williams. A diferença é que o francês venceu corridas pelas três equipes e conquistou títulos mundiais com McLaren e Williams.
Leia também
-
F1: Horner é oficialmente desligado da Red Bull com multa milionária
-
F1: Verstappen domina e vence no Azerbaijão; Bortoleto termina em 11º
-
Gato rouba a cena e vira mascote no paddock da F1 em Baku. Confira
O espanhol, por sua vez, só venceu corridas defendendo a Ferrari, mas comemora o feito inédito na era moderna da sua atual equipe.
Além do feito de Sainz, a Williams não subia ao pódio desde 2021. O resultado reforça a boa fase da equipe, que voltou a lutar no pelotão intermediário e aposta na experiência do espanhol para consolidar o crescimento.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Clive Rose/Getty Images2 de 3
Prost venceu pelas 3 equipes mais tradicionais do grid
Bob McCaffrey/Getty Images3 de 3
Sainz finalizou em 3° em Baku
Clive Rose/Getty Images
Além do aspecto histórico, o pódio em Baku aumenta a confiança de Sainz na nova fase de sua carreira, após deixar a Ferrari no fim de 2024. Ele agora mira a primeira vitória com a Williams, o que o colocaria em um grupo ainda mais seleto de pilotos vencedores por três times diferentes.
O britânico Nigel Mansell quase entrou para essa lista. Ele também correu pelas três equipes, mas nunca conseguiu pódios ou vitórias pela McLaren. Sua curta passagem pela equipe em 1995 terminou com abandono e aposentadoria.
Fonte: Metrópoles