Veja quais países reconhecem o Estado Palestino

Um número crescente de países está se comprometendo a reconhecer um Estado Palestino, com mais de 145 nações agora aderindo ao apelo por reconhecimento internacional.

A maioria das nações que reconhecem o Estado da Palestina o fez em 1988, após a declaração do Estado pelo Conselho Nacional Palestino (CNP). Muitos outros Estados não ocidentais seguiram o exemplo nas décadas de 1990, 2000 e 2010.

Nesta segunda-feira (22), diversas nações realizam uma conferência sobre a solução de dois Estados — que visa a coexistência pacífica entre um Estado palestino e o Estado israelense — na ONU, em Nova York, nos EUA.

Enquanto isso, Israel nega a solução de dois Estados e diz que lutará contra a pressão internacional.

Veja os países que já reconhecem o Estado Palestino

Cerca de 145 dos 193 Estados-membro da ONU reconhecem a Palestina como um Estado.


Países que reconhecem o Estado Palestino • Reprodução CNN Brasil

No dia 21 de setembro, Reino Unido, Canadá e Austrália anunciaram que reconhecem o Estado da Palestina, em um movimento que foi coordenado. Isso marcou a primeira vez que países do G7, grupo formado pelas maiores economias do mundo, fizeram o reconhecimento.

No mesmo dia, Portugal também informou que reconhece a Palestina, destacando que a medida não é contra Israel, mas a favor da paz e do direito do povo palestino à autodeterminação.

No dia 22, durante conferência na ONU, a França anunciou que reconhece oficialmente o Estado da Palestina.

Outros países endossaram a medida, como Bélgica, Luxemburgo, Malta e Mônaco, que também anunciaram o reconhecimento da Palestina.

A Alemanha, por sua vez, afirmou que não planeja reconhecer o Estado palestino a curto prazo, mas que sua prioridade é fazer “progressos há muito esperados” em direção a uma solução de dois Estados – Israel e um Estado palestino coexistindo em paz.

Na Europa, Espanha, Irlanda, Noruega reconheceram a Palestina em maio do ano passado em um esforço conjunto, se juntando a países como Polônia, Suécia, Vaticano, Rússia e Ucrânia.

Na América Latina, a Palestina é amplamente reconhecida por Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, entre outros.

Na África, o Estado Palestino também tem o reconhecimento massivo das nações, com exceção da República dos Camarões.

Uma delegação que representa o Estado da Palestina tem status de observador na ONU — mas sem direito a voto. Por isso, ainda que a maioria dos países reconheçam a independência palestina, a adesão plena à ONU exige aprovação do Conselho de Segurança, onde os EUA têm poder de veto.

Entre os países que não reconhecem a Palestina estão: Estados Unidos, Israel, Itália, Japão e Nova Zelândia.

Lula discursa hoje na abertura da Assembleia Geral da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abre nesta terça-feira (23) a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Como prevê...

Dosimetria: Não acumular crime é mais coeso que reduzir pena, diz Barroso

Para o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, a discussão alternativa à anistia, sobre a dosimetria de penas dos condenados,...

Presidente da CPMI dá voz de prisão para intermediário do “Careca do INSS”

O presidente da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), senador Carlos Viana (Podemos-MG), deu voz de prisão...