O líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (24), em uma reunião bilateral em Nova York à margem da Assembleia Geral da ONU.
Zelensky disse que informou Lula sobre a situação enfrentada por soldados na linha de frente e sobre “tentativas manipuladoras da Rússia de criar a impressão de vitórias militares”, acrescentando que convidou o líder brasileiro para visitar a Ucrânia.
Segundo Zelensky, a conversa focou em caminhos para alcançar a “paz real” para a Ucrânia. “Queremos a paz mais do que ninguém, e estou pronto para uma reunião com a Rússia em nível de liderança, mas a Rússia não demonstra disposição”, disse ele.
I had a substantive meeting with President of Brazil @LulaOficial. We spoke about the most important issue – the ways to achieve real peace for Ukraine. We want peace more than anyone, and I am ready for a meeting with the Russian side at the level of leaders, but Russia shows no… pic.twitter.com/IdeqBj3hKQ
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) September 24, 2025
O chefe de Estado ucraniano cobrou forte pressão internacional para favorecer o diálogo com o líder russo, Vladimir Putin, em meio à estagnação nas negociações com Moscou.
Mais tarde, Lula falou sobre a guerra na Ucrânia em uma coletiva de imprensa dizendo que sentiu Zelensky “com mais vontade de conversar”.
Ele também prometeu que se esforçará para debater o conflito no leste europeu, incluindo “conversar com quem tiver que conversar”.
Nos últimos anos, a relação entre os líderes foi marcada por divergências, inclusive sobre a guerra da Ucrânia. A reunião foi um pedido do líder ucraniano, que elogiou os “sinais vindos do Brasil” para negociar a paz.